Harmonias ComProvadas: Arroz de Tamboril & Casamentos Saborosos

Harmonias ComProvadas: Arroz de Tamboril & Casamentos SaborososO título é quase do comprimento de um camião, mas é porque de facto isto foi um evento 2 em 1 que decorreu no Casino da Figueira. Ao almoço uma Harmonia ComProvada no formato habitual que já temos aqui falado e, durante a tarde, uma palestra entitulada Casamentos Saborosos, que a Alexandra Maciel deu no mesmo dia, na semana do Dia dos Namorados. Eu sei, isto já vem um bocado atrasado mas o tempo... ai o tempo... Como eu gostava de não precisar de dormir.

Foi também a primeira das Harmonias ComProvadas em que eu e a Ema conseguimos ir juntos.
Começando pela Harmonia, estavam 10 vinhos em prova, 8 deles brancos e 2 tintos. Ficámos na mesa onde estavam os outros bloggers presentes, neste dia o Gonçalo Proença e o Nuno Vieira do “E Tudo o Vinho Levou”. O Nuno Vieira fez questão que fôssemos para a mesma mesa de Miguel Cambezes, advogado e gastrónomo com presença habitual no juri das Harmonias, que é sempre garantia de boa disposição.
Os 3 vencedores, com opiniões completamente distintas de mesa para mesa (e mesmo na nossa raramente concordámos) foram:

  1. Roquevale branco 2010
  2. Herdade do Pombal branco 2010
  3. Casa Anadia Estates branco 2010

A única coisa unânime foi que os tintos não casaram nada bem.
Como o almoço foi bastante prolongado, quando demos conta estava quase na hora dos Casamentos Saborosos.
Na palestra, além da apresentação do projecto, foram servidas 2 das harmonizações vencedoras que se adequavam ao tema e semana em causa: As Ostras do Sado com o espumante Ninfa e o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo com o Domingos Soares Franco Colecção Privada Moscatel Roxo 2003.
A primeira das harmonias não convenceu todos os presentes. Tal como escrevi na altura, a harmonia das ostras com espumantes não foi assim tão ComProvada.
Quanto à segunda, foi consensual. É de facto um casamento saboroso. Se calhar foi por isso que umas semanas depois fomos dar connosco em Azeitão a comprar o Roxo.