Harmonias ComProvadas: Recheio de Sapateira e Vinhos Portugueses

Harmonias ComProvadas: Recheio de Sapateira e Vinhos PortuguesesA minha segunda participação como jurada no projecto Harmonias ComProvadas foi na 12ª edição. A harmonização foi entre recheio de sapateira e vinhos portugueses e teve lugar no restaurante Bica do Sapato em Lisboa.
Desta vez, conhecia pessoalmente alguns dos jurados, o que tornou esta participação ainda mais enriquecedora que a anterior. Durante a prova as conversas surgiam, ora com uns ora com outros, sempre sobre temas interessantes e maioritariamente relacionados com vinho ou gastronomia.
Mesmo à minha frente o Jorge Nunes e o André Peres, o que permitiu passar o tempo todo a divagar sobre os vinhos que iam sendo servidos e da combinação dos mesmos com a sapateira.

O momento mais hilariante foi quando serviram um vinho tinto frio, no final de uma sessão de brancos. Uns diziam que o vinho tinha Cabernet, outros inclinavam-se para a Touriga e, afinal era um São Domingos Colheita Tinto 2007, com Baga, Tinta Roriz e Touriga Nacional. Até o jurado Miguel Cambezes, cujo o lugar era quase na ponta oposta da mesa, já de pé junto a nós, mandou os seus bitaites. Só visto!
O recheio de sapateira estava divinal! Acho que este até o Nuno comia. Sim, ele também não gosta de marisco com patas.
As sapateiras foram oferecidas por Rui Baltazar da Tejo Ribeirinho e confecionadas pelo chef do Bica no Sapato. Este recheio de sapateira é gratinado no forno e servido ainda quente com pequenos pedaços de pão torrado. O facto de estar quente e ser ligeiramente picante complicou-nos a vida, mas lá fomos fazendo o sacrifício e repetimos a prova com o mesmo vinho até tomar uma decisão.
O restaurante tem uma decoração moderna e uma vista fantástica sobre o rio Tejo. A equipa do restaurante e o serviço de vinhos foi irrepreencivel. Apenas ficou a faltar uma das fantásticas sobremesas da casa para terminar em beleza.

Os vinhos vencedores nesta harmonização foram:
1º) Domingos Soares Franco Colecção Privada Verdelho 2010
2º) Marques dos Vales Grace Viognier 2010
3º) Monte dos Cabaços branco 2010

Mais uma vez, as minhas opções foram muito próximas ao resultado final. Ainda não foi desta que fiz um pleno!
Qualquer pessoa pode participar como jurado deste projecto. Para isso, basta aceder ao blog do projecto e contactar a Alexandra Maciel.