Nesta região a nossa História está bem representada pelo património arquitectónico. Romanos, Visigodos, Árabes e Cristãos passaram por aqui e deixaram as suas marcas.
A nacionalidade está presente na fundação do castelo de Leiria por D. Afonso Henriques e o desejo férreo de independência é testemunhado pelo Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Localizada a norte da Estremadura, nas encostas da Serra de Aires, esta região vitícola, onde o clima é temperado com formação de microclimas e o solo se caracteriza pela heterogeneidade de tipos, tem características edafo-climáticas que propiciam condições para a produção de vinhos de grande qualidade. É aqui que se produzem os vinhos com direito à Denominação de Origem "Encostas de Aire" e as suas sub-regiões "Alcobaça" e "Ourém", recentemente reconhecidas pela Portaria Nº 167/2005, de 11 de Fevereiro.
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada "Encostas de Aire" abrange os concelhos da Batalha, Porto de Mós, Ourém, Alcobaça (freguesias de Alcobaça, Alfazeirão, Alpedriz, Bárrio, Benedita, Cela, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Nossa Senhora dos Prazeres de Aljubarrota, São Vicente de Aljubarrota, Turquel, Vestiaria e Vimeiro), Caldas da Rainha (freguesias de Amor, Arrabal, Azoia, Barosa, Barreira, Boa Vista, Caranguejeira, Colmeias, Cortes, Leiria, Maceira, Marrazes, Milagres, Ortigosa, Parceiros, Pousos, Regueira de Pontes, Santa Catarina da Serra, Santa Eufémia e Souto da Carpalhosa), Pombal (freguesias de Albergaria dos Doze, Meirinhas, Pelariga, Pombal, São Simão de Litém, Santiago de Litém, Vermoil e Vila Chã).
Para mais informações sobre o tema consulte:
Informação e imagem cedidas por: IVV - Instituto da Vinha e do Vinho
Anexo | Tamanho |
---|---|
DOC Encostas de Aire | 16.79 KB |