Nome: Roux Père & Fils Pouilly-Fuissé
Tipo: Branco
Colheita: 2006
Região: Pouilly-Fuissé
Castas: Chardonnay
Graduação: 13%
Preço: 17 -20€
Este ano tem sido um ano de iniciação ao Mundo dos vinhos franceses, com especial incidência nos brancos da Borgonha a preços não demasiado assustadores, que é o caso deste do produtor Roux Père & Fils.
Mais uma vez precisámos de ajuda para nos explicarem um pouco sobre este vinho, uma vez que a informação dos franceses nos rótulos é sempre escassa. Mas este ao menos dizia qual era a casta.
Poully-Fuissé é uma das denominações de origem que fazem da Borgonha, na qual a casta utilizada é o Chardonnay. Não sei se vou decorar isto sem cábula, pois acabo de descobrir que Pouilly era uma só região que entretanto foi partida em três. Mas pronto, vou esquecer isso, porque a que nos interessa agora aqui é a Poully-Fuissé.
A cor deste vinho tem média intensidade, com alguns reflexos esverdeados, embora na foto esses não se vejam muito bem.
O aroma é intenso e muito agradável, com especial incidência nos citrinos e frutos secos, talvez amendoas.
Na boca é muito envolvente, cheio e com untosidade. Deixa a lingua preenchida até bem lá atrás, com o sabor a manter-se durante bastante tempo. De destacar a bela acidez, a dar uma sensação de frescura em toda a prova, a dar-se muito bem com um chèvre gratinado, que se começa a tornar habitual companheiro deste tipo de brancos que temos bebido. Não convém é fazer exames ao colesterol nas semanas seguintes.
Ema: 16.5
Nuno: 16.5
Anexo | Tamanho |
---|---|
rouxperefilspouillyfuisse2006.jpg | 149.33 KB |