Nome: Duas Castas
Tipo: Branco
Colheita: 2009
Região: Alentejo
Castas: Viosinho e Verdelho
Graduação: 14.5%
Produtor: Esporão
Preço: 5 - 10€
Começo a introdução a este vinho confessando-me fã desta nova imagem dos vinhos do Esporão, nomeadamente esta linha de que faz parte o Duas Castas. Além do aspecto, a nivel de informação é o sonho de qualquer enófilo que gosta de saber o máximo de informação sobre o que está a beber.
Feito com a (segundo o produtor) melhor combinação de castas do ano - Viosinho e Verdelho - mostra-se de cor ligeira e com toques amarelados.
Nariz muito frutado, começando primeiro com citrinos e alguma fruta tropical. Com o tempo no copo e o nariz da Ema a ajudar (já que não tem bebido ao menos cheira...), vieram também os aromas de líchias.
De início tive um ligeiro descuido com a temperatura. O vinho ficou bastante tempo no copo enquanto tratava do almoço e, quando o levei à boca, fez-se notar um pouco o álcool. O "problema" foi quando servi o segundo copo, com o vinho já mais fresco... Aí, apesar de se notar algum corpo e untosidade, o vinho tem uma acidez que lhe dá uma sensação de leveza, camuflando perigosamente o grau alcoólico de forma a que só nos apercebemos dele quando nos levantamos da cadeira.
Por isso, bebam-no fresquinho e não abusem na quantidade.
Nuno: 15.5