Nome: Monte Velho
Tipo: Tinto
Colheita: 2009
Região: Alentejo
Castas: Trincadeira, Aragonês, Castelão
Graduação: 14%
Produtor: Esporão
Preço: < 5€
Penso não estar a dizer nenhuma bacorada ao afirmar que este é o vinho mais vendido em Portugal. Se não for verdade podem-me enviar umas caixas do vinho mais vendido que o Monte Velho e eu - para castigo - sou obrigado a beber só disso o resto do ano.
Talvez por esse facto o Monte Velho é um o vinho que oiço mais gente a dizer bem e mal. Como se costuma dizer: "bem ou mal, falem de mim". É este o caso.Isso podia tornar mais difícil escrever uma nota de prova para este vinho. Se disser mal vou ter que levar com os fãs do vinho, se disser bem tenho levo com os "isso era bom dantes mas agora é uma porcaria".No entanto, falar sobre este vinho é bastante simples.
Cor rubi com concentração média/alta.
Aroma com muitos frutos vermelhos e com algum vegetal seco. Tem um je ne sais quoi (peço desculpa, mas não me lembrei de nenhum termo menos roto) que faz vir à ideia planície alentejana.
Na boca é o que se espera dele. Frutado, acidez média, tudo muito redondinho e pronto a beber. Final médio novamente a mostrar um ligeiro vegetal.
Em suma, acredito que tenha sido melhor em tempos - não sei, quando comecei a ligar a vinho já ouvia dizer isso - mas para preço que custa é um vinho honesto e que cumpre o seu papel.
Nuno: 14.5