Hoje comemora-se o quarto aniversário da Sala Ogival do Porto, tendo a ViniPortugal organizado vários eventos ao longo do dia para celebrar esta data. Para além da prova de um número impressionante de vinhos, foi ainda possível provar azeites, chocolates e até mesmo beber um cocktail preparado na hora.
Como podem ver pelas fotografias, o público teve oportunidade de provar algumas dezenas de vinhos Portugueses - claro está - em exposição na consola central da Sala Ogival. Confesso no entanto que estive constantemente entre as duas salas: vinho na primeira, azeite e chocolates na segunda. Fiquei bastante impressionado com a quantidade de vinhos, bem como a qualidade e o cuidado com que o evento foi preparado.
Estive ainda a beber um cocktail de morango, framboesa, malagueta e moscatel que me deixou os lábios anestesiados, e que por coincidência só consegui resolver com uma fatia de bolo de chocolate e leite-creme. Durante a tarde ocorreram vários eventos para os visitantes (com reserva antecipada, pela natural limitação de lugares): como fazer cocktails à base de vinho; uma workshop "Porto Doce" onde se harmonizaram sobremesas do Chef. Américo Santos com Vinhos do Porto e uma workshop "Apaixonados por vinhos e cozinha Japonesa", a única a que consegui assistir.
Eu não sou o típico fã de cozinha Japonesa, diga-se em abono da verdade; é-me relativamente indiferente, e até há coisas que não me agradam. Ainda assim, decidi aceitar o desafio, e entrei no espírito de aprendizagem que, neste tipo de workshops, faz sentido. Esta workshop foi organizada com o apoio do conhecido restaurante Quarentae4, com o Sushiman Ruy Leão e o Escanção Manuel Moreira aos comandos.
Passamos por um Sunomono harmonizado com um espumante da Bairrada; um Sashimi ao molho ponzu com um Frei João Branco de 2009; um Sushi futomaki; Gunkanmaki de salmão braseado com Bastardo e Huramaki de morango a acabar com um Porto Rosé da Calém. Independentemente de gostar ou não da cozinha Japonesa apresentada - que foi muito bem executada (dito por quem percebe do assunto) pelo Sushiman - aprendi muito sobre esta cozinha, bem como as harmonizações possíveis. Congratulo também o Escanção que soube fugir ao fácil e seguro, e apresentou harmonizações diferentes, talvez não totalmente consensuais mas muito bem conseguidas.
A Sala Ogival e, por inerência, a ViniPortugal estão de parabens não só pelo aniversário mas pelo significativo papel na promoção de Portugal.