Nome: Terras de Tavares Reserva
Tipo: Tinto
Colheita: 2003
Região: Dão
Castas: Touriga Nacional, Jaen
Graduação: 13,5%
Produtor: João Tavares de Pina
Preço: 10 - 20€
Respondendo ao desafio do Prova à Quinta, lançado pelo blog Copo de 3, fui à minha garrafeira procurar um vinho tinto de perfil clássico de uma qualquer região de Portugal.
Cheguei rapidamente à conclusão que cada vez isso é mais difícil, tanto que à primeira até fui escolher um branco. Depois é que me apercebi que estava pitosga e não tinha lido a palavra tinto no desafio.
E foi assim que surgiu este Terra de Tavares Reserva 2003 no meu copo. Este produtor é conhecido no meio desta malta apaixonada do vinho precisamente por terem muita identidade, mas por mais que procurasse nunca encontrava à venda na zona de Lisboa. Aproveitei o Adegga Wine Market, que trouxe este produtor a Lisboa para comprar umas garrafas. E em boa hora o fiz.
Uma cor ainda rubi, não apresenta ao olhar sinal dos 7 anos e tal que "tem no pêlo".
Muito interessante no nariz. Não tem excessos de fruta madura, nem aqueles exageros florais da Touriga Nacional que às vezes fazem os vinhos cheirar todos ao mesmo. Tem ainda um toque de resina e aromas balsâmicos, que me fazem lembrar pinhais.
Na boca o que mais se destaca é a frescura. Depois de ter apanhado alguns barretes com vinhos de 2003 que custam 2 ou 3 vezes mais do que este e já estão com os pés para a cova, este mostra que ainda está aqui para as curvas. Este vinho tem uma certa rusticidade que me agrada. Não é daqueles vinhos todos perfeitinhos, parece que há ali qualquer coisa de artesanal, até na própria textura.
Boa persistência final, com pujança, a pedir uma carninha para o acompanhar à mesa. E eu fiz-lhe a vontade.
Nuno: 17