Nome: Pampas del Sur Reserve Viognier
Tipo: Branco
Colheita: 2008
Região: Mendonza, Argentina
Castas: Viognier
Graduação: 13.5%
Produtor: Premier
Preço: < 5€
Num dia de pastanço, em que nem sequer estava a pensar comprar nada, passei ao pé de uma garrafeira e deu-me a habitual falta de resistência a entrar em locais desses.
Despertaram-me a atenção vários vinhos, de países a que raramento costumo prestar a atenção devida, e acabei por trazer algumas coisas baratas só numa de experimentar. Entre elas estava este Viognier argentino. Acho até que nunca tinha bebido nenhum branco argentino.
Entretando não o abri logo e acabou por andar um bocado esquecido na garrafeira, até agora que o fui salvar.
Apresentou-se muito límpido, cor aberta com reflexos amarelo citrino.
Aroma bastante agradável, inicialmente com aromas a fazer lembrar pêssegos. Depois, curiosamente, os aromas que vieram só me faziam lembrar Sauvignon Blanc, como maracujá e espargos.
Muito correcto na boca. Elegante, frutado com uma bela frescura. Como é da América do Sul estava a pensar em algo mais "quente", mas pensando um bocado melhor no assunto isso é parvoíce, basta pesquisar Mendonza no Google Maps e ver onde fica para se perceber que estava a ser urso.
O único senão é ter um final algo curto. Sem ser nenhum vinho extraordinário, estava-me a agradar bastante e é uma pena que tenha desaparecido da boca tão depressa.
Se calhar já o devia era ter bebido antes.
Nuno: 14.5