Nome: Quinta dos Avidagos Grande Reserva
Tipo: Tinto
Colheita: 2007
Região: Douro
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca
Graduação: 16%
Produtor: Quinta dos Avidagos, Lda.
Preço: 32€
Cometi a loucura de comprar esta garrafa há cerca de três anos (a crise ainda não era conhecida) mas com alguma confiança, uma vez que sou cliente satisfeito desta casa. Teve a sorte de conseguir ficar esquecida, e dei por bem empregue o tempo que passou no fundo da garrafeira.
O rótulo está manchado, como se pode ver na foto (prometo alterar a foto quando comprar uma irmã desta) - acidente com outra garrafa - mas distingue-se das primas pela referência "grande reserva" bem visível. É um vinho vermelho bastante escuro e denso. Depois de lhe dar uns 10 minutos para respirar, fiquei surpreendido com os fortes aromas balsâmicos e de frutos vermelhos que querem voar para fora do copo.
A madeira (que o amaciou durante 24 meses) faz-se sentir na boca, dando um toque fumado, caramelizado e especiado, mas sem se sobrepor à fruta; surpreendentemente, os 16% (dezasseis!) de álcool passam perfeitamente despercebidos. O final é longo, e especialmente intenso - exige acompanhamento do nível de uma feijoada, ou um bom assado. No dia seguinte, continuei a prova, e continuou a estar em grande nível.
O que eu gostava mesmo era de saber onde consigo encontrar irmãs desta - ainda que a crise não ajude - porque é um grande vinho, para momentos especiais.
Ricardo: 17.5
Anexo | Tamanho |
---|---|
QuintadosAvidagosGrandeReserva2007.JPG | 109.33 KB |