Nome: Domingos Soares Franco Colecção Privada Moscatel Roxo
Tipo: Fortificado
Colheita: 2003
Região: Setúbal
Castas: Moscatel Roxo
Graduação: 17.5%
Produtor: José Maria da Fonseca
Preço: €10-20
Um fim-de-semana destes, iamos nós a caminho de casa e o nosso filho adormeceu. Para não o acordar continuámos a andar com o carro e, quando demos por isso, estávamos em Vila Nogueira de Azeitão a parar em frente à José Maria da Fonseca para comprar Moscatel.
Assim que chegámos a casa, esta foi logo a refrescar e não aguentou muitos dias com a rolha metida, para nos mostrar a sua cor carregada.
Servi-o ligeiramente mais fresco do que os 16º recomendados. De início no aroma aparece laranja confitada, mel e algumas flores brancas. Conforme a temperatura vai aumentando, o aroma vai-se mostrando mais. A certa altura só me lembrava de figos, daqueles secos algarvios com amêndoas por dentro. No final as especiarias, a Ema achou que era canela. No primeiro dia não me parecia, mas depois nos dias seguintes em que fomos tratando do resto da garrafa acabei por lhe dar razão.
Na boca é elegante, doce mas ao mesmo tempo uma grande frescura, a nunca deixar que se tornasse enjoativo. Fez-me lembrar aquelas sobremesas bastante doces que depois levam laranja para compensar essa doçura e no fim não resistimos em ir tirar mais um bocadinho.
Bom comprimento na boca e final persistente mas, depois de ter lido o que o Ricardo escreveu quando foi à prova na JMF, estava à espera que fosse ainda mais longo.
Nuno: 16.5
Ema: 16.5