Buçaco Branco Reservado 2001

Buçaco Branco Reservado 2001Nome: Buçaco Reservado
Tipo: Branco
Colheita: 2001
Região: Vinho de Mesa (Dão e Bairrada)
Castas: Encruzado, Maria Gomes e Bical
Graduação: 13%
Produtor: Alexandre Almeida Hotels
Preço: 30-50€
 
Falar num vinho destes é sempre complicado. Quando se bebe um Buçaco não se está a beber vinho, está-se a beber história. A história de um homem, Alexandre de Almeida, que trouxe para cá a ideia de ter uma adega associada a uma hotelaria de luxo. A história de um palácio que, ao longo da sua existência, acolheu reis, raínhas, presidentes e outros ilustres. A história da "mistura" entre vinhos da Bairrada e do Dão, em que a Serra do Buçaco está ali no meio a fazer a união.

Ainda hoje na adega repousam garrafas desde as primeiras décadas do século passado, muitas delas ainda possíveis de beber no restaurante do hotel (salvo erro desde a década de 40). Mais recentemente, a partir desta colheita de 2001, é possível trazer para fora e, inclusivamente, comprar fora dos hotéis do grupo.
 
Posto isto, como é que se faz uma nota de prova deste néctar dourado?
Como se faz uma prova isenta ao provar história?
Como é que se avalia um vinho em que o primeiro impacto nariz é fenólico, petrolado e que se calhar até chumbaria se aterrasse numa prova cega?
Que na boca começou por se mostrar murcho, deixando um indisfarçável ar de desilusão nos rostos de quem o bebia?
Que ao chegar quase à temperatura dos tintos começou a querer dar um ar da sua graça?
Que no dia seguinte nos disse que afinal era uma besta adormecida e se transformou, tornando-se poderoso e vibrante e, aí sim, nos fez sorrir?
Que, pelo que nos mostra a sua história, continuará a durar anos e anos e ainda dará prazer aos nossos descendentes quando tiverem idade para o apreciar?
 
Eu não sei. Nem quero saber. Assim como não quero saber que um Mercedes 300 SL "Assas de Gaivota" seja desconfortável, deixe uma garagem empestada e tenha problemas de sobreaquecimento. Queria na mesma ter um (neste caso há o inconveniente de não ter dinheiro para isso).
Quem procura um Buçaco não procura por ser melhor ou pior, mais barato ou mais caro que os outros. Roubando a frase que está no site da Niepoort Projectos, que o disponibiliza para venda: "Beber um Buçaco é viajar no tempo, é beber um vinho glorioso, criado por Alexandre Almeida, um visionário. Oportunidade esta que todos os que apreciam o Vinho, deveriam ter, nem que seja uma vez na vida". 
E está tudo dito.