Foi no dia 10 de Setembro de 1756, sob Alvará Régio de El-Rei D. José I, a fundação da Real Companhia Velha, a mais antiga empresa vitivinícola com actividade ininterrupta em Portugal. Para além do peso da História, que se sente ao entrar na sede em Vila Nova de Gaia (já lá tinha estado recentemente no lançamento dos vinhos Coração d'Ouro), a Companhia decidiu disponibilizar para prova uma parte relevante do seu portólio onde se incluíram várias das suas marcas.
Para acompanhar o portfolio completo (espumantes, brancos, tintos e Portos), a Companhia decidiu ainda ter na belíssima Sala de Provas a presença de alguns restaurantes com iguarias de comer e chorar por mais.
Destacou-se uma prova vertical de Quinta das Carvalhas Branco (2010 a 2014), onde foi possível perceber o enorme potencial de evolução deste vinho (que, tanto quanto me foi possível saber, já só se consegue comprar o de 2014) bem como o Vintage 2007 e o LBV 2011.
Este evento caracterizou-se por ser bastante flexível e sem uma agenda fixa, permitindo aos convidados circular e gerir as provas, promovendo o contacto com o espaço, a casa e comunicar entre si. Foi sem dúvida uma excelente forma de comemorar os 260 anos... e que venham outros tantos!