Tipo: Tinto
Colheita: 2001
Região: Terras do Sado
Castas: Touriga Nacional
Graduação: 13%
Produtor: Bacalhôa Vinhos
Preço: 10 - 15€
Desde que o Ricardo começou a passar mais tempo por Lisboa, têm sido habituais as nossas buscas semanais por locais com boas garrafeiras. Numa dessas incursões pela restauração da capital, foi-nos aconselhado o Só Touriga Nacional 2001.
Lembro-me de o ter provado há uns anos, mas agora certamente estaria bastante diferente. Sendo de 2001, infelizmente não são todos os vinhos que se aguentam à bronca até 2008, mas decidimos aceitar o conselho.
A cor foi a primeira surpresa que tivemos, pois ainda não tem aqueles tons tijolo que seriam normais para um vinho já com alguns anos de idade.
Metendo o nariz no copo, o vinho mostrou-se de início pouco "falador", tendo precisado de algum tempo para mostrar o que valia. Mas depois não se "calava"... Quanto mais passava o tempo, mais aromas iam aparecendo. O tempo em garrafa fez muito bem a este vinho.
Na boca também mostrou estar em excelente forma. É um vinho que preenche a boca , mas sempre com elegancia. Ainda está ali para as curvas, cheio de garra e frescura.
O final prolonga-se por bastante tempo na boca e sempre em crescendo.
Ficámos os 3 muito bem impressionados com este vinho. O Ricardo até teve que fazer o sacrifício de comprar um Só Syrah, para ver se é tão bom como este Só Touriga Nacional.
Nuno: 17
Ema: 17
Ricardo: 17