Para começar a falar deste restaurante é obrigatório falar na sua localização. Simplesmente fantástica. Até lá chegar, é preciso fazer curvas, e mais curvas, que parecem nunca mais acabar, mas só pela vista valia a pena dar lá um salto. Rodeado de vinhas, pode-se de lá contemplar o Douro e toda a cidade do Peso da Régua.
Já várias pessoas nos tinham falado bem do restaurante. Como quando nos deu a fome estavamos mesmo ali ao lado, decidimos experimentar. As horas eram um pouco impróprias, já passava bem das 15h00, mas fomos na mesma ver se ainda era possível almoçar.
Nunca mais me hei-de esquecer da resposta simpática que nos foi dada quando perguntámos se ainda podiamos almoçar: “Claro, não os iamos mandar para trás”.
Pelo aspecto típico do restaurante, mesmo sem saber o que havia, deu imediatamente para perceber que se tratava de um restaurante de comida regional.
O que estava mais pronto para sair era cabrito assado no forno. Que pontaria, eu não gosto de cabrito!! Ainda fiz olhinhos aos pratos de bacalhau e de polvo que estavam na lista mas, como não quis abusar da boa vontade das pessoas, acabei por mandar vir o cabrito.
Bem, o que posso dizer é que o cabrito se comeu bem. Isso deve querer dizer que estava bom. Segundo a Ema, sim, estava bastante bom. As doses são generosas sendo a apresentação a típica de um restaurante regional, sem grandes “floreados”.
No final, fomos espreitar na vitrine as sobremesas. Os meus olhos estavam a fugir para um bolo de bolacha, mas estava-nos mesmo a apetecer uma mousse de chocolate. Estava boa, caseirinha, com textura sólida e bem misturada.
Quanto aos vinhos, a carta é bastante extensa e com alguns preços bastante interessantes.
Com mais de 300 referências, é uma carta de cariz regional, quase completamente dominada pelos vinhos do Douro. Tem quase todas as referências clássicas e algumas das marcas recentes do mercado, mas notámos a ausência de muitos dos nomes mais “na moda”. Embora grande parte dos vinhos estejam expostos, vimos lá umas caves climatizadas.
Apenas tenho pena que não tenha vinho a copo. No dia em que lá fomos não nos apetecia mais do que isso, pelo que não mandámos vir uma garrafa só para os 2.
Os copos que estavam na mesa não seriam os mais indicados para o vinho, mas o proprietário prontamente nos mostrou os copos que usa para o serviço de vinhos. Esses já eram correctos, não eram iguais aos que estavam na mesa. Ele acabou por nos confidenciar que já trocou de copos duas vezes, por causa das críticas negativas nas revistas da especialidade.
Quanto à multa, deu €16.70 por pessoa (sem vinho).
Fiquei com vontade de voltar lá para comer um dos pratos mais do meu agrado, e beber um bom vinho, para que a experiência seja completa.
Morada: Lugar da Boavista - Loureiro
5050-315 Peso da Régua
GPS: 41.172884,-7.814326
Telefone: (+351) 254336949
Fax: (+351) 254336092
Web: http://www.varandadaregua.com
Email: [email protected]
Horário: Todos os dias das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00