DOC Távora-Varosa

DOC Távora-VarosaEsta região, situada no sopé das encostas da Serra da Nave, entre os rios Paiva e Távora, no denominado Vale do Varosa, apresenta vestígios de ocupação humana desde a proto-história.
Por ela passaram Romanos, Suevos e Visigodos, sendo escolhida pelos Monges de Cister para aí construírem alguns dos mais belos exemplares arquitectónicos cistercienses. Exemplo disso é o Mosteiro de S. João de Tarouca, o primeiro da Península Ibérica, construído no século XII.

Zona berço do escritor Aquilino Ribeiro, produz alguns dos melhores vinhos e espumantes nacionais.


Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada " Távora-Varosa " abrange os concelhos de Moimenta da Beira (freguesias de Arcozelo, Baldos, Castelo, Moimenta da Beira, Nagosa, Paradinha, Rua e Vilar), Penedono (freguesias de Póvoa de Penela e Souto), São João
da Pesqueira (freguesias de Pereiros e Riodades), Sernancelhe (freguesias de Escurquela, Faia, Ferreirim, Fonte Arcada, Freixinho, Granjal, Penso, Sarzeda, Sernancelhe e Vila da Ponte), Tabuaço (freguesias de Arcos, Granja do Tedo, Longra e Paradela), Armamar (freguesias de Cimbres, Goujoim, Queimada, Queimadela, Santa Cruz de Lumiares, Santiago, São Cosmado, São Romão e Tões), Lamego (Britiande, Cepões, Ferreirim, Lalim, Vila Nova de Souto de El-Rei e a parte da freguesia de
Várzea de Abrunhais que não pertence à Região Demarcada do Douro) e Tarouca (freguesias de Dalvares, Gouviães, Granja Nova, Mondim da Beira, Salzedas, Tarouca e Ucanha).

Entidade Certificadora

A certificação da DOC Távora-Varosa é feita pela Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa.


Informação e imagem cedidas por: IVV - Instituto da Vinha e do Vinho

AnexoTamanho
DOC Távora-Varosa8.02 KB