Apresentação da Colecção de Cromos dos Notáveis Jogadores do Benfica
Foi há cerca de 7 anos que eu e a Ema, em conjunto com o Ricardo, decidimos que estavam reunidas as condições para fazer este tasco ver a luz do dia. Apesar das nossas diferenças, tanto no gosto como na forma de ver o vinho (e de andarmos quase à chapada por causa das fotos :P), penso que o balanço foi positivo. No entanto, compreendo que após este post o Ricardo possa querer abandonar o barco. Se já cá vem pouco, ver esta foto gloriosa em destaque na primeira página poderá ser demais para ele. Ou então vai ter que fazer 5 posts de rajada, para tirar isto da primeira página, o que até é positivo.
Mas passando ao que me levou à Catedral da Cerveja, no Estádio da Luz, naquela tarde de Novembro. O enólogo Paulo Laureano e o Sport Lisboa e Benfica, lançaram o vinho Premium Escolha Tinto 2010 para homenagiar alguns dos notáveis jogadores da história do clube. A ideia é recuperar a ideia das colecções de cromos. Neste caso, os cromos são as caricaturas de 35 ex-glórias do clube, desenhadas a lápis pelo cartoonista Ricardo Galvão, que vêm numa folha A3 (que acompanha cada garrafa) e também no rótulo. Como qualquer colecção de cromos que se preze, apenas após abrir (neste caso um tubo) é que sabemos qual é o cromo que nos calhou.
Esta iniciativa vai durar 3 anos, com lançamentos semestrais. Nesta primeira fase foram lançados os 6 primeiros: Cosme Damião, Mário Coluna, Mário João, Humberto Coelho, Shéu e Eusébio.
Nunca tinha estado num evento de vinho com tantas máquinas fotográficas, câmaras de filmar e holofotes. As caras conhecidas eram mais que muitas, alguns que só conheci das colecções de cromos e outros que vi jogar várias vezes. Tive muita pena de não ter estado lá a maioria dos primeiros notáveis homenagiados, em especial o "Rei" Eusébio, que agora nunca irei ter possibilidade de conhecer pessoalmente. Ainda assim não resisti em tirar uma foto com uma das grandes glórias do clube, meu conterrâneo, que de certeza que fará parte destes 35: José Augusto.
E com isto tudo falta falar do vinho. É um lote de Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet, que fermentou em lagar e estagiou 1 ano em barrica de carvalho francês e quase outros 2 em garrafa. Tem o preço recomendado de €13.99 e parte do valor reverte para a Fundação Benfica, que usará para as suas acções sociais. Para qualquer benfiquista que se preze, era difícil conseguir ter atenção ao vinho nesta situação, mas recordo um vinho elegante, muito polido, com a madeira muito bem integrada. Mas tenho cá um Shéu para provar com mais atenção.
Por falar nisso, alguém tem um Eusébio para a troca?