Encontro com o Vinho / Encontro com os Sabores 2008
Terminou ontem a edição de 2008 de um dos maiores, senão o maior, evento de vinhos de Portugal, o Encontro com o Vinho / Encontro com os Sabores.
Este ano foi complicado arranjar um pouco de tempo para ir a este evento e estivemos mesmo até à ultima da hora para saber se íamos ou não.
Pode parecer estranho nós, com um site dedicado ao vinho, não conseguirmos arranjar tempo na agenda para ir a este evento, mas a causa era nobre: o único elemento solteiro do Magna Casta deixou de o ser no segundo dia do evento!
É verdade, o Ricardo deixou de ser solteiro e bom rapaz, para passar a ser casado... a parte do bom rapaz agora não somos nós que temos que dizer.
Como o casamento foi em Guimarães, eu e a Ema lá fizemos um esforço para nos levantarmos cedo no Domingo e, quase 400Kms depois, lá estávamos nós no Centro de Congressos de Lisboa.
Como seria de esperar num evento destes, ainda por cima ao Domingo, a quantidade de gente era muito alta. Mesmo assim, tenho a sensação que foi pior em anos anteriores. Talvez o espaço dedicado aos restaurantes de Lisboa tenha ajudado um pouco a dispersar. A partir da hora de jantar então estava um sossego.
Após uma primeira volta de reconhecimento, fomos primeiro provar brancos. Lembro-me de, nos primeiros anos em que começámos a frequentar este tipo de eventos, não gostarmos da maioria dos brancos e partir rapidamente para os tintos. Desta vez isto não aconteceu. Podia ser por estarmos a gostar mais brancos do que antigamente, mas não me parece que seja apenas isso. Acho que de facto os brancos portugueses deram mesmo um salto qualitativo enorme e o painel "Brancos de Outono" da última Revista de Vinhos comprova isso.
Passámos então aos tintos e ficámos sensivelmente a 2/3 do que queriamos provar. Tinhamos prometido a alguns produtores voltar para os tintos e já não conseguimos.
Fiquei com pena, especialmente porque alguns deles mereciam mais os seus vinhos provados do que um ou outro trombudo que, ano após ano, têm tido uma atitude de soberba que considero ser de desrespeito para com o consumidor. Se estão a fazer frete metam lá umas meninas com pouca roupa, como os da Aliança, e apareçam lá só no dia dedicado aos profissionais.
Mas quero realçar que, felizmente, isso tem sido uma minoria. Mais uma vez foram muitos os produtores que nos deu especial gosto conhecer e esperamos ter oportunidade de reencontrar. Talvez nas próximas viagens enoturísticas.
A acompanhar o Encontro com o Vinho esteve o Gosto de Lisboa, um espaço independente no qual estavam representados 8 dos mais famosos restaurantes de Lisboa. Junto à entrada desse espaço estava uma caixa onde era possível trocar Euros por Gostos, que é como quem diz pequenos pratos de 2.5€ com petiscos preparados por qualquer um dos restaurantes. Muito interessante neste espaço era a combinação do vinho com a comida. Após escolhido o Gosto, podiamo-nos dirigir a um dos stands que se encontravam nessa zona para nos aconselharem o vinho para acompanhar a comida. Gostava de ter explorado mais esta parte mas o tempo não deu para tudo.
Não podia deixar de fazer um agradecimento especial à nossa amiga Irina Costa por nos ter arranjado convites para o evento.
Para o ano há mais!