DOC Lourinhã

Lourinhã, sede de um dos concelhos produtores de vinho, está situada numa região em que o mar e o verde da vegetação das planícies se conjugam para nos atrair. Toda a costa, e em particular a área semi-desértica ao sul de Peniche, é um convite ao lazer e aos passeios a pé.

Esta zona é tradicionalmente produtora de vinhos de baixo teor alcoólico, a partir dos quais se produzem aguardentes vínicas cujas qualidades são reconhecidas desde meados do século passado. Neste sentido, foi reconhecida a Região Demarcada da Lourinhã para a defesa e obtenção de aguardentes velhas de elevada qualidade.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à produção de aguardente com direito a Denominação de Origem Controlada "Lourinhã" abrange os concelhos de Lourinhã (freguesias de Lourinhã, Atalaia, Ribamar, Santa Bárbara, Vimeiro, Marteleira, Miragaia, Moita dos Ferreiros, Reguengo Grande, Moledo e São Bartolomeu), Peniche (freguesias de Atouguia da Baleia e Serra d' El-Rei), Óbidos (freguesia de Olho Marinho), Bombarral (freguesia de Vale Covo) e Torres Vedras (freguesia de Campelos).

Para mais informações sobre o tema consulte:

Informação e imagem cedidas por: IVV - Instituto da Vinha e do Vinho