DOC Óbidos

DOC ÓbidosEsta região, com grande tradição na produção de vinhos, situa-se numa zona privilegiada onde a História se sente pelos monumentos aí existentes. Óbidos foi conquistada por D. Afonso Henriques aos mouros, em 1148, sendo o seu primeiro foral em 1326, dado pela Rainha Santa Isabel. Caldas da Rainha foi fundada, no séc. XV pela rainha D. Leonor, mulher de D.João II. Cadaval teve o seu primeiro foral em 1371, tornando-se Casa Ducal em 1648. Bombarral começou como couto privado do Mosteiro de Alcobaça, passando no séc. XV para a Casa Real.

A paisagem é composta por encostas suaves e vales férteis e o clima é mediterrânico temperado. As vinhas localizam-se em encostas com pouco declive até uma altitude de cem metros.

Da conjugação destes factores com uma selecção de castas bastante própria desta região resultam vinhos harmoniosos cuja qualidade é há muito reconhecida.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada "Óbidos" abrange os concelhos de Bombarral (freguesias de Bombarral, Carvalhal, Roliça e Vale Côvo), Cadaval (freguesias de Alguber, Cadaval, Figueiros, Lamas, Painho, Peral, Pêro Moniz, Vermelha e Vilar), Caldas da Rainha (freguesias de A-dos-Francos, Alvorninha, Landal, São Gregório de Fanadia e Vidais) e Óbidos (freguesias de A-dos-Negros, Gaeiras e Óbidos /São Pedro).

Para mais informações sobre o tema consulte:

Informação e imagem cedidas por: IVV - Instituto da Vinha e do Vinho

AnexoTamanho
DOC Óbidos16.11 KB