Degust'ar - Évora

Degust'ArTenho passado cada vez mais férias no Alentejo (mesmo que isso signifique 5 dias num ano), e cada vez gosto mais de o fazer. Para além de ser um local sossegado e ter uma paisagem fenomenal (já viram um por-do-sol alentejano?), não faltam sítios interessantes para visitar e cada vez mais locais com qualidade para ficar hospedado.
Desta vez, ficamos estrategicamente perto de Estremoz e a uns 30Km de Évora, de forma a potenciar algumas visitas como por exemplo à Quinta do Mouro.

Na primeira noite que decidimos jantar em Évora, a Tasquinha do Oliveira estava lotada (o que não é difícil, porque o espaço não é muito e porque a qualidade é elevadíssima), e portanto decidimos ir ali quase em frente ao restaurante do M'ar de Ar Aqueduto - já conhecíamos a lindíssima zona do bar e da piscina de outras férias.
Uma vez que eu estava mal alimentado (...), entramos no restaurante (que, como o resto do Hotel que vimos, é muito bem decorado) e começamos as hostilidades: pão alentejano, com passas e azeitonas com azeite e as respectivas manteigas de ervas e de pimenta vermelha. Para entradas, escolhemos os ovos mexidos com espargos verdes (deliciosos!) e temaki de atum, ao que se seguiram um frango do campo com pimentos e um naco de lombo de novilho com crosta de farinheira. A acompanhar, e a copo (!) um Monte da Peceguina tinto, num copo adequado, na temperatura certa e servido nas melhores condições.
Como não fiquei com a certeza se a qualidade (da comida, do serviço, do vinho) era hábito ou tinha sido um acaso, voltamos no dia seguinte para que a dúvida não permanecesse. Depois de uns deliciosos cogumelos com azeite e temaki de salmão, pedimos um bife de novilho à degust'ar e um peito de pato braseado. Desta vez, acabamos com um pudim de ovos com licor de borba, caramelo quente e shot de toranja e um leite creme com mel de rosmaninho e um Taylor's 30 anos.
Realço um pormenor: no dia anterior, o Taylor's 30 anos tinha acabado por ter sido utilizado num evento, e como tal tinham-me dito que chegaria no dia seguinte, o que acabou por se verificar. Neste restaurante não se brinca: a qualidade da confecção, o cuidado na apresentação e o serviço de excelência (uma nota especial ao Luís Brito, que foi inexcedível) são regra. Para além disso, conseguiram o que é difícil - aparentemente nunca estão por perto (portanto temos todo o à-vontade para desfrutar do espaço), mas quando são necessários parece que adivinham.
De tal forma estive ocupado a desfrutar da experiência (das duas vezes), que poucas fotografias tirei. O preço médio das refeições (com sobremesa e vinho) andou entre os 40 e os €45. Correram um risco desnecessário ao deixarem-me chegar perto da garrafeira para tirar uma fotografia, mas aquilo é forrado a vidro com bastante espessura....

Morada: Rua Cândido dos Reis, 72
7000782 Évora
GPS: 38.575221,-7.913713
Telefone: (+351) 266740700
Fax: (+351) 266740735
Email: [email protected]
Web: http://www.mardearhotels.com/
Horário: 12h30-15h00 e 19h30-22h30.