Restaurante Quinta do Encontro

Restaurante Quinta do EncontroNormalmente vamos uma ou duas vezes por mês à Bairrada, visitar a família e comer uns petiscos caseiros.
Quando estamos lá é muito raro fazer refeições fora mas, no inicio do ano, o Nuno decidiu surpreender-me e marcou um jantar no restaurante da Quinta do Encontro.
A Quinta do Encontro é completamente virada para o enoturismo. Como o restaurante está inserido no mesmo edifício da adega, à chegada é oferecido um flute de espumante e uma visita guiada, caso o cliente assim o pretenda.
Como já tínhamos visitado a adega (que publicaremos o mais brevemente possível), ficámos a apreciar o espumante Quinta do Encontro Bruto 2006 numa sala entre a loja e o restaurante, onde existe uma lareira com formato de garrafa.
Entretanto, fomos vendo a ementa para escolher a refeição. Com a consultoria de Vítor Sobral, a ementa é rica, variada e elaborada sazonalmente. Além da ementa normal, existem três menus de degustação e também pratos típicos como o Leitão à Bairrada servido com batata cozida, estes últimos por encomenda prévia.
Optámos pelo menu de degustação intermédio, de seu nome Preto/Branco, a 35€ por pessoa. O menu era constituído por:

  • Creme de espargos, salmão fumado, pistácios torrados e coentros;
  • Rosbife de Salmoura, marmelo confitado e geleia de balsâmico;
  • Bacalhau assado em azeite com emulsão do molho e farofa de azeitonas;
  • Bolachas de canela em infusão de Outono de Santar, creme de requeijão e cacau;
  • Vinhos: Branco Encontro 1 ou Tinto Preto/Branco, Porto LBV Quinta das Tecedeiras

No caso dos menus o vinho já está incluído, mas demos uma olhada à carta na mesma. Todos os vinhos das várias quintas do grupo estão disponíveis, parte deles também a copo. Tratando-se de um dos maiores grupos portugueses de vinho, isso significa que há vinhos de quase todas as regiões do país, bem como do projecto da empresa no Brasil. De saudar os preços, excelentes, em muitos casos bem abaixo do que costuma aparecer nas prateleiras de algumas garrafeiras e supermercados.
Escolhida a ementa, pediram-nos para passar para o restaurante. Depois de instalados serviram-nos um pouco mais de espumante, pão variado, azeite e um mimo do chefe residente.
A sala de refeições é requintada mas o ambiente é bastante informal. Nunca em momento algum dá para se sentir constrangido.
Fomos apreciando tudo o que nos foram servindo, sempre com vinho a temperaturas irrepreensíveis a casar na perfeição. É uma cozinha sofisticada e cuidada de onde surgem novos pratos usando ingredientes bem portugueses de excelente qualidade e... sabor! Embora tenha esta componente estética, e os olhos também comem, acreditem que ainda é melhor na boca.
Todo o serviço é de qualidade e bem executado. Os empregados estão bem formados dando todas as informações devidamente, ao contrário do que acontece na maioria dos restaurantes.
Não sei se vamos conseguir ficar muito tempo sem lá voltar. É difícil encontram lugares assim, em que tudo é perfeito e onde o vinho é realmente o rei e senhor.
No final, com os cafés, pagámos um pouco menos de €75 (os 2), valor perfeitamente aceitável para a qualidade a todos os níveis, principalmente se pensarmos no valor a pagar num restaurante equivalente em Lisboa.

Morada: Quinta do Encontro
São Lourenço do Bairro
3780-179 Anadia
GPS: 40.440766,-8.489546
Telefone: (+351) 231527155
Telemóvel: (+351) 915351747
Fax: (+351) 232961203
Email: [email protected]
Web: http://www.daosul.com
Facebook: http://www.facebook.com/pages/GlobalWines/109299442431092
Horário: Aberto de 3ª a Domingo. Recomenda-se marcação.