Espumante

Refresh - Bairrada meets Coimbra 2013

Refresh - Bairrada meets Coimbra 2013O palco foi o recinto das piscinas do Mondego. O artista foi o espumante da Bairrada.

A primeira edição escapou-nos completamente, mas este ano estávamos atentos e organizámos as coisas de forma a ir lá espreitar.

Achei piada à ideia de um evento só com espumantes. Por terras de Champagne é capaz de ser habitual, mas cá nem por isso. Tirando as passagens de ano, os aniversários e as paragens na Bairrada para comer leitão, o espumante não é algo que se veja fazer parte dos hábitos de consumo nos portugueses. Excepto na Bairrada, onde em qualquer casa que se entre vem a pergunta inevitável: “vai uma tacinha?” - de espumante, pois claro.

Quinta da Pedreira Grande Reserva Bruto Natural 2003

Quinta da Pedreira Grande Reserva Bruto Natural 2003Nome: Quinta da Pedreira Grande Reserva Bruto Natural
Tipo: Espumante
Colheita: 2003
Região: Bairrada
Castas: Maria Gomes, Bical e Chardonnay
Graduação: 13,5%
Produtor: Quinta da Pedreira
Preço: €10-15

Tal como muita gente, durante muito tempo a maior parte dos espumantes que bebia tinha nomes parecidos com "omolete" ou "ânsia", e eu achava que estava bem servido. Depois comecei a provar espumantes Portugueses, e percebi que prefiro não ficar com comichão no nariz de cada vez que levo um copo à boca.

Terras do Demo Bruto Malvasia Fina 2007

Terras do Demo Bruto Malvasia Fina 2007Nome: Terras do Demo Bruto Malvasia Fina
Tipo: Espumante
Colheita: 2007
Região: Távora-Varosa
Castas: Malvasia Fina
Graduação: 12%
Produtor: Cooperativa Agrícola do Távora
Preço: €5-10

Este vizinho da Murganheira já me tinha chamado a atenção pela garrafa cheia de “pedigree” mas, como não consumo muito espumantes, nunca tinha calhado a comprar. Quer dizer, costumo beber espumante nas várias vezes por ano que comemos leitão na Bairrada, mas como é em casa dos sogros seria excomungado se aparecesse lá com um espumante não bairradino.