Reguengos de Monsaraz

Esporão Quarentão

Esporão 40 anos
Numa altura em que o vinho alentejano é maioritário em tudo o que é prateleira, até mesmo no norte do país, por vezes esquecemo-nos que nem sempre foi assim.
No meu caso não é bem esquecer, porque já sou do tempo do domínio alentejano. Afinal sou um jovem, estão a ver?
 
Se há produtores a quem se pode atribuir responsabilidade por esta mudança, um deles é o Esporão, que surgiu há 40 anos atrás pela mão de José Roquette e Joaquim Bandeira, que quase nem aqueceram o lugar pois em 1974 a propriedade foi nacionalizada. A produção de vinho só veio a surgir em 1985, um ano após a herdade ter regressado às mãos dos mesmos.

Herdade do Esporão

Herdade do EsporãoPouco depois de descobrir que gostávamos de vinho reparámos que, à volta dele, existia uma infinidade de coisas interessantes para fazer, conhecer e descobrir. Sem grandes demoras, começamos a visitar quintas, herdades e adegas. Também decidimos fazer alguns cursos que nos dessem alguns conhecimentos que nos faltavam para interpretar o que sentíamos ao beber vinho.

Esporão 1º Prémio da Confraria dos Enófilos do Alentejo 2007

Esporão 1º Prémio da Confraria dos Enófilos do Alentejo 2007A Confraria dos Enófilos do Alentejo organiza, há 18 anos, um concurso em que mete à prova os melhores vinhos da região.
Pela 3ª vez nestes 18 anos, o Esporão conseguiu o primeiro prémio. Para o lançamento oficial do vinho, foram convidados vários bloggers portugueses que escrevem sobre vinhos, tendo nós o prazer de fazer parte da lista.
Como a viagem até à Herdade se fez muito bem, chegámos um pouco antes da hora, tendo aproveitado o tempo e o magnífico dia de sol para desfrutar do alpendre.