Quinta Mendes Pereira

Quinta Mendes Pereira

Quinta Mendes Pereira

"Chegou ao seu destino" diz-nos a voz o GPS. Pois, mas onde é que está a Quinta Mendes Pereira? Mais uma voltinha...
Está ali a entrada para uma quinta. Hmm, Quinta da Sobreira, não deve ser esta.
Esta terra é gira. Mas é pequena, já estamos no mesmo sítio outra vez! É melhor telefonar. Ok, afinal é mesmo a Quinta da Sobreira! (Sim, devia ter olhado para a morada...)
E foi mais ou menos assim a nossa chegada à Quinta Mendes Pereira/da Sobreira em Oliveira do Conde.
 
Após estacionar, fomos recebidos pela Raquel Mendes Pereira que dá o nome e a alma a este projecto. Nascida no Brasil, deixou há uns anos a azáfama de São Paulo para vir para a pacatez de Oliveira do Conde, de onde o seu pai tinha saído aos 18 anos para fazer precisamente o percurso inverso.

Vinhos do Dão, segundo António Narciso

Os vinhos do Dão, por António Narciso
Num belo sábado de manhã (esta é sempre uma boa forma de começar qualquer evento), no restaurante "O Pote Velho" - amigo do vinho - juntaram-se alguns convivas para uma mega-prova de vinhos do Dão. O cenário era simples: mais de trinta (30!) vinhos do Dão, com a mão e pela mão do enólogo António Narciso, de seis diferentes casas, de forma a perceber o perfil Dão e, por outro lado, as diferenças entre vinhos oriundos de vinhas a poucas dezenas/centenas de metros umas das outras. Ao longo da batalha, fomos picando sólidos de boa qualidade para manter os estômagos equilibrados (cumprimentos para o Pote Velho, onde fomos muito bem recebidos e tratados).