Dócil 2011
Nome: Dócil
Tipo: Branco
Colheita: 2011
Região: Vinho Verde
Castas: Loureiro
Graduação: 11%
Produtor: Projectos Niepoort
Preço: €5-10
Este vinho é um projecto de Dirk Niepoort - conhecido produtor de vinhos do Douro e Porto - por terras dos Vinhos Verdes. 100% Loureiro e vinificado (ou pelo menos engarrafado) na Quinta do Soalheiro. Até 2009 tinha o nome Girosol, mas entretanto foi rebaptizado para Dócil.
De cor limpa, nota-se um muito ligeiro gás na superfície que desaparece logo.
Aroma delicado, mas a sentir-se sem precisar de abanar muito o copo. Destacam-se os florais, mas também se encontra laranja, pêssego e alguma mineralidade.
Na boca é... dócil... o nome assenta que nem uma luva. Muito leve e delicado, pode-se considerar um vinho feminino apesar de uma acidez bem viva. No entanto não aconselho os homens usá-lo para alegrar as senhoras com fins "predatórios", uma vez que só tem 11% de álcool e era capaz de não se conseguir o objectivo.
Ao mesmo tempo surpreendeu-me por ser mais seco do que contava e, especialmente, pela capacidade de limpar a língua. Acompanhámos com uma salada de polvo e a cada golada entrava de mansinho mas ia por ali fora e ficava, apagando qualquer resto de comida que por ali andasse.
Seja para a esplanada ou para a mesa, é sem dúvida uma bela companhia para o Verão que está a chegar.
Nuno: 16.5
Ema: 16.5