Frei João Reserva Branco 2009
Nome: Frei João Reserva
Tipo: Branco
Colheita: 2009
Região: Bairrada
Castas: Maria Gomes, Bical e Cerceal
Graduação: 12.5%
Produtor: Caves São João
Preço: <€5
Confesso que este vinho me fez ter vontade de bater no senhor por trás do nome Pingus Vinicus.
Primeiro disse maravilhas dele, dando-me vontade de o comprar. Demorou foi a encontrá-lo à venda. Quando finalmente o encontrei e comprei, nem 1 semana depois ele escreveu isto.
É pá, ao menos que tivesse escrito isto uma semanita antes! E o pior é que esta alteração de opinião tem alguma razão de ser.
Nada de anormal a nível de cor, mas no nariz começou a confusão. Primeiro a não querer mostrar nada, mas depois com o tempo lá mostrou envergonhadamente alguns citrinos, fumo e - até tive na dúvida de escrever isto porque até a mim me parece delírio de enochato - um aroma qualquer que me lembrava aquela água dos tremoços!
Na boca também estava meio confuso. Foi daqueles vinhos que me fez andar ali a pensar se estava a gostar ou não, mas não cheguei a conclusão nenhuma. No entanto, não me parece que o vinho tenha arrumado as botas. Tem coisa boas, como uma excelente acidez e mineralidade, está é... esquisito...
Muito se fala que na evolução dos vinhos às vezes há uma fase parva, se calhar é esse o caso. Com uns anos de garrafa, ganhando aqueles aromas característicos da idade, é capaz de ainda poder vir a dar prazer.
Sou gajo para comprar mais uma ou duas garrafas e me esquecer delas por uns anos valentes a ver no que isto dá, até porque o vinho anda pelos €5.
Nuno: 14.5