Vinha do Infante 2006
Tipo: Tinto
Colheita: 2006
Região: Douro
Castas: -
Graduação: 13%
Produtor: Quinta do Infantado, Vinhos do Produtor
Preço: 3 - 5€
Ao contrário do que seria de esperar, em vez de provar uma das dezenas garrafas de vinho que tenho em casa, passei por uma grande superfície e fiquei interessado num vinho que foi recentemente referenciado na Decanter, e que tipicamente fugiria aos meus padrões de interesse.
Num rasgo de rebeldia, decidi adquiri-lo e prová-lo no mesmo dia, deixando na fila de espera todas as outras garrafas da garrafeira.
Ao abrir a garrafa, fiquei com a sensação que a rolha não seria das melhores, uma vez que ao primeiro toque verifiquei uma ligeira fuga. Ainda assim, não afectou de forma alguma a integridade deste vinho, que revelou ter uma presença de aromas razoável, bastante frutada. No copo nota-se a claridade, o que é naturalmente consequência da sua juventude (foi engarrafado apenas em Fevereiro de 2008).
Longe de ser um grande vinho, nota-se um grande equilíbrio na boca, com acidez razoável e taninos que quase não se notam, provavelmente cumprindo o objectivo de conseguir um vinho muito fácil de beber. Tendo em conta que o comprei por menos de 4€ numa grande superfície, e que é extremamente fácil e agradável de beber, considero que é um dos vinhos que faz sentido ter em adega para consumo quase imediato, pese embora o facto de ser um vinho muito jovem.
De referir que foram engarrafadas cerca de 10,000 garrafas, o que implica que numa próxima oportunidade vou adquirir algumas para reforçar o stock cá de casa.
Ricardo: 14
Anexo | Tamanho |
---|---|
vinhadoinfante2006.jpg | 242.54 KB |