DOC Alentejo

DOC AlentejoO plantio da vinha nesta região remonta ao período romano, como atestam vestígios datados dessa época, nomeadamente grainhas de uvas descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto da Vidigueira, e alguns lagares romanos.
A utilização de talhas, destinadas à fermentação do mosto e ao armazenamento do vinho, é ainda visível em algumas das suas adegas.

Situado na zona sul do país, o Alentejo é uma região essencialmente plana, evidenciando alguns acidentes de relevo, não muito elevados, mas que o influenciam de forma marcante.

Caracteriza-se por condições edafo-climáticas acentuadamente mediterrânicas, apresentando, no entanto, várias zonas de microclima continental. As temperaturas médias do ano variam de 15 a 17,5º, observando-se igualmente a existência de grandes amplitudes térmicas e a ocorrência de Verões excessivamente quentes e secos. A precipitação média varia de 500 a 800mm.

Os solos caracterizam-se pela sua diversidade, variando entre os graníticos de "Portalegre", os derivados de calcários cristalinos de "Borba", os mediterrânicos pardos e vermelhos de "Évora", "Granja/Amareleja" e "Moura", e os xistosos de "Redondo", "Reguengos" e "Vidigueira".

A DOC "Alentejo" compreende as 8 Sub-Regiões acima mencionadas.

Área Geográfica

A área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada "Alentejo" abrange o conjunto das áreas geográficas das Sub-Regiões Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira.

Sub-Região Borba
Os concelhos de Borba, Alandroal(parte da freguesia de Alandroal), Elvas(parte da freguesia de Terrugem), Estremoz(freguesias de Arcos, Santa Maria, Santo André, São Bento de Ana Loura, São Domingos de Ana Loura, São Lourenço de Mamporcão e parte das freguesias de Glória, Santo Estêvão, São Bento do Ameixial, São Bento do Cortiço e Veiros), Monforte(parte da freguesia de Santo Aleixo) e Vila Viçosa(freguesia de São Bartolomeu e parte das freguesias de Bencatel, Conceição e Pardais).

Sub-Região Évora
Os concelhos de Arraiolos(freguesia de Igrejinha), Évora(parte das freguesias de Bacelo, Canaviais, Horta das Figueiras, Malagueira, Nossa Senhora da Boa Fé, Nossa Senhora da Graça do Divor, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Machede, Nossa Senhora de Tourega, São Sebastião da Giesteira, São Manços, Senhora da Saúde e Torre de Coelheiros) e Montemor-o-Novo(freguesia de Nossa Senhora da Vila).

Sub-Região Granja-Amareleja
Os concelhos de Moura(freguesias de Amareleja e Póvoa de São Miguel e parte das freguesias de Santo Amador e São João Baptista) e Mourão(freguesias de Granja, Luz e Mourão).

Sub-Região Moura
Os concelhos de Moura(parte das freguesias de Santo Agostinho, Santo Amador e São João Baptista) e Serpa(parte das freguesias de Aldeia Nova de São Bento, Brinches, Pias, Santa Maria, São Salvador e Vale de Vargo).

Sub-Região Portalegre
Os concelhos de Portalegre(excluídas as áreas de altitude superior a 700 m e a parte sul da freguesia de Urra), Castelo de Vide(parte das freguesias de Santa Maria da Devesa, Santiago Maior e São João Baptista), Crato(parte da freguesia do Crato), Marvão(parte das freguesias de Marvão, Santo António das Areias e São Salvador de Aramenha) e Sousel(parte da freguesia de Casa Branca).

Sub-Região Redondo
Os concelhos de Alandroal(parte das freguesias de Santiago Maior e Terena), Évora(parte das freguesias de Nossa Senhora de Machede e São Miguel de Machede) e Redondo(freguesia de Redondo).

Sub-Região Reguengos
Os concelhos de Reguengos de Monsaraz, Évora(parte da freguesia de São Vicente do Pigeiro) e Redondo(parte da freguesia de Montoito).

Sub-Região Vidigueira
Os concelhos de Alvito, Cuba e Vidigueira.

Entidade Certificadora

A certificação da DOC Alentejo é feita pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

Para mais informações sobre o tema consulte:

Informação e imagem cedidas por: IVV - Instituto da Vinha e do Vinho

AnexoTamanho
DOC Alentejo6.61 KB