Umas férias no Algarve fariam supor praia, piscina, tostar ao sol, ou algo assim do género. Fora de época talvez venha à ideia golf ou spa. Se calhar são poucos os malucos, como nós, que se lembrem de procurar produtores de vinho. Mas, afinal de contas, é preciso dar visibilidade a produtores de zonas menos destacadas no panorama vínico português.
Quem olhar com alguma atenção para as prateleiras de garrafeiras e restaurantes algarvios, vai notar a presença de um vinho, que raramente se vê fora do Algarve, de seu nome Alvor. No meio de uma conversa numa garrafeira algarvia, viemos a saber que o vinho era produzido na Quinta do Morgado da Torre. Lá nos deram as indicações da localização da Quinta e decidimos ir procurá-la.
Sem ter nada marcado, fomos com a ideia de ver só onde era. Ao chegar tivemos uma boa surpresa. Não só têm loja aberta ao público nos dias de semana, como fazem visitas à adega.
Infelizmente ao fim-de-semana está fechado, o que nos foi justificado pelo número reduzido de pessoas da equipa (2 mais o enólogo).
Aproveitámos e visitámos a adega, que é pequena mas muito bem equipada. Nota-se que o objectivo aqui é fazer vinhos com qualidade, ou não fosse este produtor referenciado como o primeiro a acreditar ser possível produzir vinhos de qualidade no Algarve.
Também na vinha as coisas foram feitas a pensar na qualidade, a começar na selecção das castas. Notou-se pela conversa com Teresa Carvalho que tem um carinho especial pela casta Syrah, mas não se pense por isso que só as castas internacionais tenham aqui papel de destaque.
O que é certo é que as apostas têm tido resultados. A comprová-lo estão os prémios que estes vinhos têm recebido (a nível nacional e internacional) e a procura que têm tido. Por exemplo, o Alvor Reserva já esgotou há alguns meses.
Com marcação antecipada é também possível fazer uma visita às vinhas. Outra opção são as degustações de vinhos e gastronomia regional. Poderá ser um lanche diferente para quem estiver farto de praia.
Ficará para uma próxima oportunidade.
Desta terminámos a visita na loja, onde se podem comprar vinhos e outros produtos tradicionais, provando um tinto e um branco ali produzidos.
Mas a oferta enoturística vai ser alargada. Em 2009 está prevista a construção de um hotel rural dedicado ao vinho, onde nem faltará um spa com vinoterapia.
Não deixa de ser curioso isto vir nascer numa zona quase sem tradição vinícola. Venham mais destes!
Morada: Morgado da Torre – Sítio da Penina Apartado 99
8501-903 Mexilhoeira Grande
GPS: 37.169208,-8.578606
Telefone: 282 476 866
Fax: 282 476 866
Email: [email protected]
Visitas: Aberto de segunda a sexta. Tem loja de vinhos.