Enoturismo
Enoturismo
Esta foi a nossa principal motivação para fazer um site de vinhos.
Informação sobre vinhos vai-se encontrando nas revistas, e já há muitos blogs sobre o assunto, restaurantes idem, agora quando se quer fazer enoturismo já não é bem assim.
Desde a primeira vez que fizemos enoturismo que temos sentido dificuldades em encontrar informação. Se não se fizer bem o trabalho de casa, o resultado pode chegar a ser frustrante.
Quinta das Marias
Publicado por Nuno Monteiro em 3 Fevereiro, 2015 - 08:30Estava a iniciar este post quando li o que o Pingus Vinicus escreveu sobre “A ausência e a má comunicação”. Nem a propósito, pois acho que a Quinta das Marias é um bom exemplo do oposto. Como se costuma dizer, a excepção que confirma a regra.
A Quinta das Marias e o seu proprietário, Peter Eckert, são indissociáveis. Não dá para pensar nos vinhos sem pensar no suiço que veio para Portugal dirigir uma companhia de seguros e que acabou, anos mais tarde, a produzir vinhos.
Na verdade, já passaram 20 anos. As primeiras colheitas, segundo o próprio, não foram propriamente bem sucedidas. Mas esses tempos já lá vão, e (especialmente) nos últimos 10 anos, as coisas têm corrido bastante bem, sendo hoje um nome muito respeitado. No Dão e não só.
Quinta das Carrafouchas
Publicado por Nuno Monteiro em 26 Novembro, 2014 - 15:27É injusto ainda não termos aqui falado na Quinta das Carrafouchas.
Além de já lá termos ido diversas vezes, temos uma relação de amizade com o António Maria, "a cara" da Quinta e uma das pessoas mais bem dispostas do mundo do vinho.
A Quinta das Carrafouchas é o produtor mais próximo de Lisboa. Pouca gente imagina que logo a seguir àquela massa de prédios depois do Loures Shopping há campo e, até, um produtor de vinho.
Seguindo junto ao muro de tom rosado em A-das-Lebres, freguesia de Santo Antão do Tojal, facilmente identificamos um solar da mesma cor que será familiar a quem conhecer os rótulos dos vinhos.
Museu do Vinho da Bairrada
Publicado por Ema Martins em 25 Setembro, 2014 - 12:38Localizado no centro da cidade de Anadia, o moderno Museu do Vinho da Bairrada funciona desde 2003. Actualmente é uma referência cultural.
O edifício é de linhas direitas, com uma decoração minimalista e enormes vidraças no piso um, com vista para as vinhas da Estação Vitivinícola da Bairrada, que deixam entrar imensa luz natural.
O museu é constituído por uma exposição permanente, exposições temporárias, enoteca, mediateca, biblioteca, loja de vinhos (em reformulação), auditório e zona de restauração com espaço exterior, estes últimos para eventos e actividades do museu mas também disponíveis para alugar.