De repente, sem aviso prévio, começámos a tropeçar num novo produtor da Bairrada. Colinas de São Lourenço é um projecto de Sílvio Cerveira, conhecido empresário e ex-autarca de Anadia, cujo o objectivo é fazer vinhos de qualidade superior e ajudar a região a renascer.
Provámos alguns vinhos e, desde logo, percebemos que era um produtor que iria dar que falar. Daí a fazermos a visita à adega foi um tirinho.
Localizada mesmo no centro de S. Lourenço do Bairro, a adega é um moderno edifício que foi construído numa propriedade da família, da qual pouco resta. Enquanto esperámos na sala de espera pelo responsável da altura, Manuel Cruz, tivemos oportunidade de ver alguns prémios ali expostos e até ler alguns artigos em jornais e revistas da região.
Quando começámos a visita, foi-nos explicado que a Sociedade Agrícola Colinas de São Lourenço foi criada em 2001 mas a construção da adega terminou em 2002. Os 8 hectares de vinha originais, da quinta da família, sofreram uma remodelação e foram adquidos dezenas de hectares, entretanto replantados. A vinha encontra-se num raio de 4 km fazendo um total de 80 hectares, 85% de uvas tintas e 15% de uvas brancas. Está dividida por grandes parcelas, cada uma contendo uma casta, facilitando a colheita e ajudando a garantir a qualidade final. As principais castas tintas são a Baga e a Touriga Nacional, e existe ainda um grande leque de castas nacionais e internacionais, como por exemplo o Aragonez, Alfrocheiro, Tinta Barroca, Jaen, Bastardo, Merlot, Syrah, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Nas castas brancas, a principal é a Chardonnay mas também as castas mais trípicas da região, Arinto e Bical, marcam presença.
Começámos a visita pela zona de vinificação, onde pudemos constatar a utilização de moderna tecnologia e a utilização da gravidade na deslocação das uvas dentro da adega, de forma a garantir maior qualidade. Existem 4 processos de vinificação diferentes, que utilizam conforme o objectivo pretendido para cada vinho.
De seguida, passámos para as belas salas de estágio. Em várias salas unidas com arcadas, encontram-se milhares de garrafas a repousar antes de irem para o mercado. É sempre bom ver que ainda há quem faça adegas com espaço para conservar as garrafas, sem ter que as meter no mercado prematuramente.
Numas salas adjacentes, podem-se ver corredores de barricas de carvalho, onde estagiam os tintos e alguns brancos, e 4 tonéis alemães que, além de servirem para o envelhecimento de brancos a usar nos espumantes de gamas mais altas, ainda servem para embelezar a sala.
A sala de provas é a zona da adega onde ainda é possível encontrar a única coisa que ficou de um edifício antigo que pertencia à propriedade. São as paredes rústicas que acabaram por ajudar a caracterizar esta marca que, embora nova, tem raízes bem antigas.
Nota: A empresa entretanto foi adquirida pelo empresário Carlos Dias, pelo que alguma informação pode estar desactualizada.
Morada: Colinas de São Lourenço
Rua Principal
3780-179 S. Lourenço do Bairro
GPS: 40.43848,-8.497544
Telefone: (+351) 231 528 312
Fax: (+351) 231 528 616
Web: http://www.idealdrinks.com/
Email: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/idealdrinksworld
Visitas: Com marcação prévia.