Antes de nós (Eu e o Nuno Monteiro, não quero confusões) nos focarmos no projecto Henrique, fizemos umas semanas de enoturismo. Já passaram mais de dois anos mas finalmente foi possível recuar no tempo e reviver essas férias.
Uma das semanas foi passada no Alentejo a visitar produtores de vinho. Um deles foi Cortes de Cima.
Desde já quero referir que Cortes de Cima, ao contrário da maioria dos produtores, tem presença na internet há imenso tempo, estão sempre activos virtualmente e, usam como ninguém as redes sociais, tirando delas o maior partido. Aliás, a nossa visita começou a ser marcada pelo Twitter. Só por isso já estão de parabéns.
Assim que entrámos na propriedade fomos logo recebidos pelos gansos que decidiram atravessar a estrada um a um. Ainda cheguei a pensar que estava a alucinar com o calor e que, na realidade, era um rebanho, mas pelo grasnar eram mesmo gansos, enormes e lindos gansos. A propriedade não podia estar melhor guardada.
Quando nos foi permitido passar fomos até à zona de estacionamento, onde já nos aguardava o simpático e prestável José Eduardo, certamente avisado pelo Ganso, chefe de segurança. Após uma introdução sobre a fantástica história da família Jorgensen, apresentou-nos a toda a equipa explicando a função de cada um. Enquanto aguardávamos a própria Carrie Jorgensen, visitámos as belas vinhas abraçadas pela Serra do Mendro. Uma paisagem fabulosa! Nas vinhas, explicou-nos todas as fases por que passaram até chegarem às vinhas e castas actuais, focando a preocupação em manter uma viticultura sustentável.
A caminho da adega tivemos o prazer de conhecer pessoalmente Carrie Jorgensen que amavelmente nos acompanhou a partir dali.
Visitámos a adega enquanto nos explicaram todo o processo de vinificação e técnicas utilizadas. É uma adega bem equipada e, tal como eles dizem, os seus vinhos tem um estilo do “Novo Mundo” no “Velho Mundo”. Na altura estava a ser construída uma nova ala para brancos que prometia.
Escolhemos bem o dia para fazer esta visita. Um grupo de senhores de olhos em bico tinham feito a visita antes de nós. Por isso, quando fomos provar alguns vinhos, tínhamos toda a gama Cortes de Cima disponível para provar. Tivemos que fazer o sacrifício (NOT) e usámos a cuspideira para poder prová-los a todos, excepto nos três últimos, a Carrie não deixou. Obrigada Carrie!
Fomos provando lentamente um a um, sem pressas, mantendo uma animada conversa sobre coisas e cenas relacionadas com vinho e também vinho. Estava-se mesmo bem.
Bem regados lá fomos embora. Felizmente tivemos o bom senso de decidir pernoitar na zona. Visitar Cortes de Cima é muito fácil, basta querer e, depois é só contactá-los por email ou telefone. Estão disponíveis na página de internet alguns programas predefinidos de visita e provas para se escolher, o que demonstra a abertura e disponibilidade para receber pessoas.
Morada: Cortes de Cima
7960-189 Vidigueira
Portugal
GPS: 38.160278, -7.724167
Tel: (+351) 284460060
Fax: (+351) 284460068
Web: http://cortesdecima.com/
Email: [email protected]
Twitter: http://twitter.com/cortesdecima
Facebook: http://www.facebook.com/cortesdecima/
YouTube: http://www.youtube.com/cortesdecima
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cortesdecima
Horário: Segunda a Sexta-Feira das 9 às 12h e das 14 às 17h. Outros dias sob marcação.