Quinta da Mata Fidalga

Quinta da Mata FidalgaEmbora se situe na Bairrada, onde vamos regularmente, e conheçamos os vinhos deste produtor já há vários anos, nunca tínhamos visitado a Quinta da Mata Fidalga.
Após falhar 6 Desafios da Adega, à 7ª foi de vez e aproveitámos a boleia deles para fazer esta visita.
O ponto de encontro foi a Nova Casa dos Leitões, uma das mais afamadas casas de leitão assado da região. A Quinta da Mata Fidalga, pertence aos mesmos donos, ficando a adega mesmo por trás. Começou então a romaria em direcção à adega, liderada pela excelente anfitriã Teresa Manso, directora comercial da empresa.

A visita propriamente dita começou na adega onde, no meio das cubas, nos esperava uma mesa corrida com quase toda a gama de vinhos da empresa que viríamos mais tarde a provar.
Apesar de já produzir uvas desde os anos 80, foi em 1993 que começou a produzir com marca própria, sendo inicialmente o vinho consumido quase exclusivamente no restaurante. Hoje em dia, boa parte da produção continua a ser para lá, mas a modernização e ampliação da adega fez com que haja já uma boa parte de vendas para fora. Os espumantes, como seria de esperar numa casa de leitão, são o grande forte, o que se pôde verificar ao descer ao piso subterrâneo.
Muitos dos presentes estavam a visitar pela primeira vez uma cave de espumantes, pelo que nesta altura a visita transformou-se praticamente numa aula sobre o método champanhês (o método usado pela casa para fazer os espumantes). Acho que todos os apreciadores de vinho, pelo menos uma vez na vida, devia visitar uma cave de espumantes.
Findas as explicações, subimos novamente para o piso térreo para provar os vinhos. Espumantes e tranquilos (tintos, brancos e rosés), são quase todos vinhos com grande pendor gastronómico, o que viríamos a comprovar quando regressámos ao subsolo, onde nos esperava uma bela pedofilia alimentar: um estaladiço leitão assado.
Tendo a Ema a família toda na Bairrada, é normal comermos leitão umas 7-8 vezes por ano e devo dizer que este está ao nível dos melhores. Combinámos os diferentes vinhos da casa com leitão, tendo a minha preferência ido para o espumante tinto até ser destronado pela primeira surpresa do almoço. O espumante Reserva Pessoal 2006 que, não engana ninguém, foi mesmo feito para combinar com leitão. A segunda surpresa do almoço foi um colheita tardia, apresentado pelo proprietário, o Sr.Fabiano Santos.
Devidamente empanturrados pela fartura de leitão, foi tempo de fazer algum exercício e visitar duas vinhas, uma delas logo do outro lado da estrada. O técnico de viticultura, em pleno aniversário de família, juntou-se a nós durante mais de uma hora para ir connosco. Além das devidas explicações, pudemos ali sentir in loco os solos argilo-calcários tão famosos por estas bandas. Os tapetes dos carros que o digam...
E assim terminou uma belíssima visita, segundo os organizadores das melhores que fizeram, que mostra que não é preciso ser um grande produtor para ter uma visita de excelência. Às vezes bem pelo contrário.

Morada: Estrada Nacional 1, 118
Peneireiro
2780-624 Aguim
GPS: 40.408362, -8.455999
Telefone: (+351) 231525558
Telemóvel: (+351)966765778
Fax: (+351)231525560
Email: geral@matafidalga.com
Web: http://www.matafidalga.com
Visitas: Com marcação