Nome: Hobby Tejo
Tipo: Branco
Colheita: 2009
Região: Tejo
Castas: Chardonnay e Fernão Pires
Graduação: 13,5%
Produtor: Exquisite Wines
Preço: €5-10
Este Hobby passou-me pelas mãos duas vezes em pouco tempo: no evento de apresentação dos Young Winemakers of Portugal, e em dois dos Adegga Wine Market.
O Hobby é feito em duas modalidades: Tejo (Fernão Pires e Chardonnay, para quem gosta de falar francês com um sotaque miserável a tentar fazer boa figura à frente da candidata a namorada) e Alentejo (Antão Vaz). Os rótulos são fáceis de identificar porque usam o mesmo estilo - um postal dos correios - mas a imagem é diferente; neste caso, umas luvas de boxe.
É curioso também o facto de o contra-rótulo apresentar dicas para o beber: "Faça os telefonemas mais importantes e desligue o telemóvel, depois abra a garrafa e desfrute calmamente do Chardonnay e do Fernão Pires a 12C. Não acompanhe com carnes elaboradas, pratos de forno ou queijos curados". Para fazer boa figura - lá está - toca a ler o contra-rótulo em voz alta, esticar o mindinho ao pronunciar Char-dó-né e piscar o olho quando confirmar que o que está na mesa é uma pizza vinda do micro-ondas (portanto, foi mesmo de propósito. mêmu.).
O nariz é contido e floral com alguns toques de baunilha, mas agradável; é complexo e estruturado (já foste - a pizza vai parecer pãozinho seco) e tem uma boa frescura, que ajuda a equilibrar a madeira (e disfarça o álcool, o que é bom - ela nem se vai aperceber que ficou mais descontraída). No meu caso, alinhou muito bem com uma tábua de enchidos que estava à mão de semear.
Encontra-se muito facilmente nas grandes superfícies.
Ricardo: 15.5