Caves do Solar de São Domingos

Caves do Solar de São Domingos
As Caves do Solar de São Domingos é talvez a casa que mais me diz e com a qual tenho mais laços, não só por ser uma das mais antigas caves da Bairrada, mas também porque foi lá que o meu pai encontrou o seu primeiro trabalho. Habituei-me a ouvir as histórias que ele faz questão de contar de tempos a tempos, brinquei muitas vezes em pilhas de caixas de espumante São Domingos que, até hoje, faz questão de comprar, para ter um bom stock em casa e poder oferecer uma tacinha a qualquer alma que se cruze com ele. :-D

Lá em casa as Caves São Domingos estão sempre presentes, até nas fotos do álbum de casamento dos meus pais, onde as garrafas de São Domingos se encontram espalhadas pelas mesas da boda e, até, onde se pode ver o Sr. Lopo de Freitas e esposa a felicitar os noivos.

Obviamente que convidámos o meu pai a fazer esta visita connosco, que aceitou de imediato.
Enviámos mail a marcar a visita que foi rapidamente respondido. No dia certo, lá nos enfiámos no carro para fazer uma curta viagem até à freguesia vizinha.

Assim que chegámos, encontrámos um casal que queria visitar as caves mas não tinha feito marcação, convidámo-los a juntarem-se a nós e lá fomos.

O nosso cicerone foi o simpático Alexandrino Amorim. Rodeados por grandes barricas, onde as famosas aguardentes repousam, começou por falar da história das caves, fundadas em 1937 por Elpídio Martins Semedo e dirigidas desde 1970 por Lopo de Sousa Freitas. Nomes que já se tornaram marcas da casa.

As caves são lindas e enormes, cheias de recantos inspiradores e que nos fazem disparar vezes sem conta as máquinas fotográficas.

Os  vinhos são produzidos a partir de mais de 100 ha de vinhas próprias e vinhas de viticultores da Bairrada e Dão sob orientação técnica e controlo das Caves, de forma a garantir a qualidade pretendida. De referir que além de produzir espumantes, aguardentes, vinhos Bairrada e Dão, esta casa comercializa vinho do Porto e importa Scotch Whisky.

Podia começar aqui a descrever em detalhe toda a visita, mas certamente ia escrever muitas páginas para falar das galerias escavadas na rocha, da antiga sala de provas, dos magníficos fungos e bolores, da garrafeira privada, do salão e museu com sala de provas, do mar de garrafas empilhadas quase até tocar no tecto, da loja, entre muitas outras coisas, mas o melhor é fazerem também uma visita.

O antigo e moderno convivem lado a lado, sem choques nem atropelos, pois é uma casa  dotada de moderno equipamento de produção e vinificação de forma a inovar respeitando a tradição.

Morada: Caves do Solar de São Domingos, S.A.
Ferreiros - Anadia
Apartado 16
3781-909 Anadia
GPS: 40.447602,-8.395636
Telefone: (+351)231519680
Fax: (+351)231511269
Web: http://www.cavesaodomingos.com
Email: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/cavesdosolardesaodomingos
Visitas: De Segunda a Sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, com visitas guiadas às 11h00 e às 15h00. Sábados por marcação. Encerra aos Domingos.