Luis Pato
Luis Pato é um dos nomes mais sonantes da região da Bairrada, e do país, embora os seus vinhos actualmente não ostentem a designação Bairrada mas sim Beiras. Como não podia deixar de ser, fomos visitar a sua adega nova em Amoreira da Gândara, no concelho de Anadia.
De carácter forte e vincado, recebeu-nos pessoalmente dando a conhecer ao longo da visita uma pessoa simpática e acessível.
A nossa visita começou com uma conversa na sala de provas, onde se encontrava a ler mail quando chegámos. Assim que dissemos qual era a nossa profissão, não deixou de demonstrar a sua indignação pela quantidade de spam que se recebe por mail.
A conversa rica e surpreendente, pela quantidade de temas abordados, prolongou-se por mais de uma hora. Alguns dos temas abordados foram a forma inteligente como funde a inovação com a defesa das castas bairradinas (nomeadamente Baga e Bical), as suas discordâncias com a CVR da Bairrada, o trabalho de equipa com a sua filha Filipa Pato, e a importância que dá à relação do vinho com a gastronomia.
Não podemos deixar de destacar este último ponto, em especial os Almoços com Assinatura, que tem realizado nos últimos tempos. Tratam-se de almoços com a assinatura de chefes de renome, nacional e internacional, sempre acompanhados pelos vinhos da casa. Estes eventos são também uma óptima ferramenta de marketing, divulgando e promovendo assim os seus vinhos, e ficando com o seu nome associado a novas tendências e inovação.
Infelizmente, o número de participantes é muito pequeno pelo que é preciso alguma sorte para conseguir colocar o nome na lista. No entanto, não deixaremos de tentar a nossa sorte no próximo.
Enquanto nos dirigíamos para as salas de estágio, falou-nos na história da casa. É resultante da associação de duas famílias tradicionais da Bairrada, família Pato e família Melo Campos. Existem documentos que comprovam a produção de vinho desde o século XVIII na Quinta do Ribeirinho, mas o engarrafamento de vinho teve início apenas no século XX na década de 70. Após algumas experiências iniciadas em 1980, os grandes saltos foram dados a partir de 1984, quando Luís Pato decidiu trabalhar a tempo inteiro neste projecto seguindo assim os passos do pai, João Pato.
Desde aí, acrescentamos nós, têm sido várias as revoluções por si feitas. Foi por exemplo o primeiro produtor da região a desengaçar as uvas, o primeiro a usar barricas novas e o primeiro a lançar vinhos por vinha.
As salas de estágio são espaçosas e modernas, onde a luz incidindo nas barricas de carvalho dá um toque de elegância.
Outro espaço peculiar é a garrafeira feita à medida e com materiais diferentes dos habituais. A forma como está disposta juntamente com os materiais usados dá-lhe uma imagem futurista.
A visita e a conversa terminaram na loja de vinhos onde é possível comprar os vinhos da casa.
Além da loja de vinhos, das visitas com prova de vinhos com marcação prévia e dos almoços com assinatura, ainda é possível participar em cursos de iniciação à prova das castas Baga e Bical, fazer almoços e jantares de gastronomia regional para grupos com marcação prévia.
Quem quiser pernoitar na zona, pode ficar alojado na casa recuperada em Ois do Bairro, onde se encontra a Adega Velha, com vista para a Vinha Barrio e Formal do jardim e piscina.
Além de ficar a conhecer a adega, a visita valeu mais ainda pelo que se aprendeu. É sempre bom falar com alguém que entende tão bem o vinho, com a sua formação em Quimica a ajudar a tirar-nos muitas das dúvidas que fomos colocando no decorrer da conversa.
Morada: Adega Luís Pato
Rua da Quinta Nova
3780-017 Amoreira da Gândara
GPS: 40.459291,-8.532965
Telefone: (+351) 231596432
Fax: (+351) 231596842
Web: http://www.luispato.com
Email: [email protected]
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Luis-Pato-Wines/113659255315760
Visitas: Com marcação prévia.
Loja: Segunda a Sexta das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Sábados das 10h00 às 17h00