Bucelas
Prova Régia Premium 2011
Publicado por Nuno Monteiro em 9 Novembro, 2012 - 10:22Nome: Prova Régia Premium
Tipo: Branco
Colheita: 2011
Região: Bucelas
Castas: Arinto
Graduação: 13%
Produtor: Companhia das Quintas
Preço: <€5
O Prova Régia é um daqueles vinhos que duvido que não tenha já passado pelos olhos de toda a gente, uma vez que é omnipresente nas prateleiras dos supermercados. Perdeu o “Bucelas” no rótulo e é agora “apenas” um Lisboa. Este Premium é a gama acima e ostenta Bucelas.
Quinta da Murta 2007
Publicado por Ricardo Oliveira em 8 Outubro, 2012 - 07:43Nome: Quinta da Murta
Tipo: Branco
Colheita: 2007
Região: Bucelas
Castas: Arinto
Graduação: 12.5%
Produtor: Quinta da Murta
Preço:
Sou suspeito para falar deste branco porque gosto de vários vinhos deste produtor (há-de aparecer brevemente por estas paragens o Myrtus). Começo por referir dois factos: é um vinho branco, e é de 2007. Chegou para chamar a atenção?
Bucellas Arinto 2009
Publicado por Nuno Monteiro em 2 Novembro, 2010 - 15:42DOC Bucelas
Publicado por Ema Martins em 29 Maio, 2008 - 22:11Foi com as invasões Francesas que o vinho de Bucelas começou a ser conhecido internacionalmente. O Duque de Wellington, então comandante das tropas anglo-portuguesas contra os exércitos napoleónicos, por tanto o apreciar ofereceu-o de presente a Jorge III, introduzindo-o assim em Inglaterra.
Depois da Guerra Peninsular, o consumo deste vinho tornou-se um hábito na corte Inglesa. No tempo de Shakespeare era conhecido pelo nome de "Charneco", e mais tarde foi também conhecido pelo nome de Lisbon Hock (vinho branco de Lisboa).
Rota dos Vinhos Bucelas, Carcavelos e Colares
Publicado por Ema Martins em 1 Agosto, 2007 - 22:35
A fama do vinho de Bucelas é bastante antiga, julgando-se que a cultura da vinha foi introduzida na região pelos romanos.
O Marquês de Pombal interessou-se muito pelo vinho de Bucelas e diz-se que com a finalidade de valorizar a cultura da vinha, importou algumas castas do Reno alguns autores, pelo contrário, afirmam que as castas do Reno são originários de Portugal e que teriam sido transportados para a Alemanha pelos Cruzados Teutónicos, quando da vinda da Terra Santa.