Loures
Quinta das Carrafouchas
Publicado por Nuno Monteiro em 26 Novembro, 2014 - 15:27É injusto ainda não termos aqui falado na Quinta das Carrafouchas.
Além de já lá termos ido diversas vezes, temos uma relação de amizade com o António Maria, "a cara" da Quinta e uma das pessoas mais bem dispostas do mundo do vinho.
A Quinta das Carrafouchas é o produtor mais próximo de Lisboa. Pouca gente imagina que logo a seguir àquela massa de prédios depois do Loures Shopping há campo e, até, um produtor de vinho.
Seguindo junto ao muro de tom rosado em A-das-Lebres, freguesia de Santo Antão do Tojal, facilmente identificamos um solar da mesma cor que será familiar a quem conhecer os rótulos dos vinhos.
Solar dos Pintor
Publicado por Nuno Monteiro em 31 Outubro, 2012 - 15:18Desde a primeira vez que ouvi falar neste restaurante, que foram várias as versões do nome que fui ouvindo. Solar do Pintor, Solar dos Pintores mas não, é mesmo Solar dos Pintor e não é para ser lido com pronuncia africana. O nome vem simplesmente do apelido da família proprietária.
Depois de tanto ouvir falar, foi com a mão do Hugo Mendes que finalmente lá fomos parar.
Apesar de se situar às portas de Lisboa, pouco depois de Loures, parece que entrámos num buraco espacial e fomos parar a uma aldeia no interior do país.
TWA Inspira Portugal - Touriga Nacional
Publicado por Nuno Monteiro em 11 Junho, 2012 - 13:04Sábado, 7 da madrugada, e eu a sair da cama. Mais cedo do que nos dias de trabalho! O drama! O horror! Como foi possível tal coisa? A culpa foi do Inspira Portugal - Touriga Nacional powered by TWA, onde nos esperavam, às 9 da manhã, 29 vinhos de Touriga Nacional produzidos em Portugal.
Em primeiro lugar, convém explicar o que é isto do TWA (The Wizard Apprentice). Além do blog do enólogo Hugo Mendes, de onde surgiu o nome, é também um grupo do Facebook que surgiu como uma espécie de extensão do blog. Essa comunidade foi crescendo, ganhando vida própria, tornando-se num dos espaços de discussão mais animados sobre vinhos na Internet, numa altura em que os fóruns que ainda existem parecem condenados de vez à morte e à enochatice.