Barranco Longo Rosé 2009
Nome: Barranco Longo
Tipo: Rosé
Colheita: 2009
Região: Algarve
Castas: Aragonez, Touriga Nacional
Graduação: 12,7%
Produtor: Quinta do Barranco Longo
Preço: 5 - 10€
Rui Virgínia com a sua Quinta do Barranco Longo tem sido um dos responsáveis para que o Algarve comece a merecer alguma atenção a nível de vinhos.
Já tive a oportunidade de provar alguns vinhos deste produtor e todos me agradaram. E ainda bem que assim é, pois já que nasceu no Barreiro tem que mostrar as qualidades da malta da terra!
Um dos que mais me "caiu no goto" foi o rosé, tendo-se tornado mesmo num dos meus rosés preferidos.
Numa ida recente ao Algarve, fiz uma visita obrigatória a um supermercado Apolónia e não resisti em trazer uma garrafa do 2009 para casa.
Numa garrafa com rótulo simples e atractivo, a sua cor rosa muito carregada dá nas vistas.
Aroma intenso, com muita fruta vermelha e sensação de frescura. No contra-rótulo fala em frutos tropicais, mas o meu nariz não os apanhou.
Na boca tem um bom volume - especialmente para um rosé. Quando entra na boca e se sente a fruta toda até parece que se pode tornar enjoativo, mas tem uma acidez muito boa que compensa muito bem essa vertente mais gulosa do vinho, tornando-o não só bom para a esplanada como também para a mesa.
Normalmente só costumo pensar em rosés no Verão, mas mesmo agora nos dias mais frios poderá ser uma boa opção para pratos não muito pesados.
Nuno: 15