Le Loup Noir 2009
Nome: Le Loup Noir Colheita Seleccionada
Tipo: Tinto
Colheita: 2009
Região: Alentejo
Castas: Touriga Nacional, Syrah, Aragonez e Alicante Bouschet
Graduação: 14%
Produtor: Silveira e Outro, Lda
Preço: €5-10 (2 litros)
Os bag-in-box, por força do meu subconsciente, sempre me repeliram. Talvez porque a maioria dos produtores costumavam usar estes formatos para enfiar zurrapa que nem para cozinhar serve.
No entanto, tinha plena consciência que já havia vinho decente neste formato, com a vantagem de ser uma excelente opção para manter um vinho durante várias semanas aberto. No entanto, continuava sem vontade de comprar, até ver esta foto do Ricardo Bernardo.
Se calhar era isso que faltava, uma imagem apelativa. O factor boiola também conta.
Para fazer juz ao nome, a cor do vinho é carregadíssima. Até me fez lembrar uma célebre nota de prova em que usavam a expressão "tem medo do escuro", que mais tarde gerou umas confusões por aparente plágio. Adiante...
No nariz o maior destaque é a fruta preta bastante madura, e a madeira (sim, num bag-in-box) a sentir-se ligeiramente com baunilha e algum chocolate. Um aroma de um modo geral a fazer notar "paragens" quentes.
Com aquela cor toda estava à espera de um vinho mais encorpado. É harmonioso, todo limadinho, feito para beber e tentar agradar a gregos e troianos, com um final de média persistência.
É um vinho com qualidades, embora sem nada de especial destaque, a não ser o facto de ser um pouco acima do que se espera encontrar neste formato. Espero que sirva de mote para os produtores apostarem mais neste formato para vinhos do dia-a-dia. Nem imaginam o que às vezes me custa abrir uma garrafa para sobrar mais de metade...
Nuno: 15