Larmandier-Bernier Extra-Brut Tradition Premier Cru
Nome: Larmandier-Bernier Extra-Brut Tradition Premier Cru
Tipo: Espumante
Colheita: -
Região: Champagne, França
Castas: Chardonnay e Pinot Noir
Graduação: 13.5%
Produtor: Larmandier-Bernier
Preço: 30-50€
Este Champanhe foi um dos eleitos para a noite de passagem de ano. Mas calma, que não foi ao soar das 12 badaladas com as passas, nem foi chocalhado até ir metade fora em espuma. Como não sou muito de tradições, nem houve espumante à meia-noite.
Este foi o primeiro vinho a ser aberto numa noite de 31 de Dezembro bastante pacata, mas bem regada. Nem às 21h chegou, quanto mais à meia-noite.
Esta não é a edição mais recente deste Champanhe (2/3 é da colheita de 2008 e o resto de reservas anteriores), que agora até deixou o nome Tradition e chama-se Latitude. Se bem que o site do produtor me deixou confundido, pois este era Premier Cru (que é como quem diz, as vinhas estão num sítio "muita bom", então e se estivessem num "buéda bom" seria Gran Cru) e o "Latitude" não.
"Crusísses" à parte, esta garrafa estava cá já há 2 anos e pareceu-me uma boa oportunidade para a abrir.
E agora o que interessa (ou não)... e saltando a parte visual da bolha, porque bebemos isto em copos de branco e não em flutes: Os aromas são delicados mas a mostrar alguma austeridade. Fumo, mineralidade, algum vegetal até. Tem fruta (maçã, lima...) mas nada de exuberâncias.
Na boca é de uma elegância tremenda. Seco, longo, persistente. Bebem-se muitas vezes bons espumantes, mas quando nos entra uma coisa destas na boca é que nos apercebemos porque é que alguém se lembrou de chamar mousse à sensação que a espuma nos dá. Como se diria no norte, "é beludo, carago".
Não é um top of the tops, mas por 30 e poucos euros (cá) não é muito fácil apanhar bolhinhas melhores.
Ema: 18
Nuno: 17.5