Vinhos à Solta no Dão
Há uns tempos atrás, um amigo nosso foi à Casa da Guia, em Cascais, e viu o Vinhos à Solta no Dão no edifício do palacete. Como sabe que andamos sempre à procura de sítios novos dedicados ao vinho, veio-nos logo falar nisto. Desde aí já lá tinhamos ido uma vez experimentar e gostámos.
Entretanto, um amigo nosso comprou casa lá mesmo ao lado e convidou-nos para ir um dia fazer uma visita. No dia em que fomos estava perto da hora de jantar, o que nos pareceu uma boa desculpa para lá voltar.
Tal como da outra vez que lá tinhamos ido, voltámos a achar que este é um espaço extremamente agradável. A começar pelo envolvente, a Casa da Guia. Quanto ao Vinhos à Solta no Dão, é um espaço muito bem decorado e acolhedor. O jazz que tinha como música de fundo estava no volume ideal, ajuda no ambiente e deixa-nos conversar à vontade. Em dias com bom tempo, também se pode optar pela esplanada cá fora, com vista para o mar.
Passando à parte de aconchegar o estômago... A ementa vai sempre variando, sendo mais virada para o petisco. Não no sentido mais tradicional do termo, mas mais numa de se partilharem várias coisas em vez de se fazer uma refeição mais convencional. No entanto, alguns dos pratos podem perfeitamente ser consumidos a solo. Neste dia que estamos a relatar, decidimos partilhar dois pratos pelos três. Começámos com umas bochechas de porco preto com ameixas de Elvas. Não foi a minha escolha, pois normalmente não sou muito amigo de sabores muito doces com a carne. No entanto, acabei por gostar bastante. A carne estava muito tenra e o prato não era nada enjoativo. De seguida, veio um ossobuco com vinho tinto e chocolate. Uma combinação também fora do normal que resultou muito bem. A comida não é confeccionada na hora, mas isso não se reflectiu negativamente na qualidade da comida. Se não tivesse visto se calhar nem teria notado. Para acompanhar os pratos, há sempre também na lista alguns vinhos, não muitos, que se podem beber a copo. No entanto, se não se quiser nenhum dos vinhos que aparecem na lista, não há motivo de preocupação. Na cave há uma vasta garrafeira, pelo que não será por falta de escolha que se fica a seco. A não ser que se seja um daqueles fundamentalistas que acham que não há bons vinhos no Dão, o que até pode ser uma boa oportunidade para mudar de ideias. O melhor é mesmo deixar-se aconselhar e talvez se tenha uma boa surpresa. O conhecimentos dos vinhos que vendem é alto, chegando a haver na lista vinhos que apenas ali podem ser encontrados. Como por exemplo o vinho que nos foi sugerido, Dom Fradique 2004. cuja produção foi toda comprada por eles e que obteve 90 pontos na Wine Spectator. Mostrou argumentos para isso. O vinho é servido em copos excelentes e a temperatura mostrou-se correcta.
Terminámos a refeição com 2 sobremesas, petit gateau e crème bralée de laranja e baunilha. Também aprovadas. Quanto ao preço, feitas as contas deu 18€ por pessoa.
Se forem para aqueles lados, vale a pena a visita.
Morada: Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101
Casa da Guia - Loja 1
2750-374 Cascais
GPS: 38.695425,-9.442867
Telefone: (+351) 214822804
Telemóvel: (+351) 934809966
Email: [email protected]
Horário: Encerrado