Colheita Especial da Kopke: comemoração dos 375 anos

Kopke

Quem? A Kopke. O quê? Lançou um Colheita Especial de 1940. Quando? A 16 de Outubro. Porquê? Para comemorar os seus 375 anos. Como? Através de um evento no Solar do Vinho do Porto, em Lisboa.  Neste ano em que comemoram os 375 anos de existência, a Kopke decidiu lançar esta Colheita Especial de 1940 (o ano em que ambas as Associações Comerciais do Porto e Lisboa a consideraram a mais antiga casa de Vinho do Porto).

Foram engarrafadas 375 garrafas numeradas (simbolicamente os 375 anos), lançadas em estojo de madeira forrado a pele, com uma cópia do certificado de Mais Velha Casa de Vinho do Porto. Reconhecida como uma casa com um percurso excepcional em Colheitas, escolheu este excelente exemplar (cuja quantidade é reduzidíssima) para assinalar a data.

Tive o privilégio de comprovar a qualidade deste Porto que surpreende pela cor carregada (afinal de contas, tem 73 anos), com um nariz suave onde predominam as frutas secas e especiarias (talvez com toques de fruta madura) confirmadas na boca, onde demonstra uma enorme força logo no primeiro impacto, conjugada com uma grande untuosidade. Com o passar do tempo transforma-se em algo mais suave, sublinhando o caramelo com as especiarias e um toque de vinagrinho, mas é evidente que ainda lá está uma enorme frescura. O final é bastante longo, e relembrou-me porque é que costumava ter um stock de Colheitas da Kopke em casa. Este é, sem grande dúvida, um grande colheita; adoro este estilo. Tawnys velhos... é onde me sinto em casa. E a Kopke é uma referência indiscutível.

Haveria de acabar a prova já cá fora com o João Barbosa...