Blogues

Logo, nos Imperdíveis

Uma conversa com 3 wine bloggers na Garage Wines em Matosinhos. Ricardo Bernardo, Carlos Amaro e o nosso Ricardo Oliveira, que aqui por esta amostra até parece um senhor com estudos.

É logo no Porto Canal, pelas 23h00, no Programa 69 (sim, isso) dos Imperdíveis.

Como devem ter percebido pelo post dos cromos, eu preferia que fosse noutro canal. Mas vejam, que é por uma boa causa.

Uma visita à Central de Cervejas

Central de CervejasAntes de mais, quero começar por tranquilizar a família e amigos.
Sim, sou mesmo eu, o Nuno. Não fui raptado nem meteram um clone no meu lugar. Fui mesmo eu que fui visitar uma fábrica de cerveja e, ainda por cima, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A (daqui em diante referida como SCC), onde fazem a Sagres. Tendo eu vivido alguns anos no norte, por motivos quase religiosos já vou ser excomungado.

Para os que não me conhecem, eu não sou grande apreciador de cerveja. Bebo tão raramente que, volta e meia, as cervejas que vou comprando para poder ter em casa para as visitas passam do prazo e têm de ir fora. Por vezes abro uma ou outra excepção com cervejas artesanais (por exemplo as que o Rui Barradas Pereira faz em casa) ou... a concorrente Super Bock quando como francesinhas. 

Colheita Especial da Kopke: comemoração dos 375 anos

Kopke 375 anosQuem? A Kopke. O quê? Lançou um Colheita Especial de 1940. Quando? A 16 de Outubro. Porquê? Para comemorar os seus 375 anos. Como? Através de um evento no Solar do Vinho do Porto, em Lisboa.

Neste ano em que comemoram os 375 anos de existência, a Kopke decidiu lançar esta Colheita Especial de 1940 (o ano em que ambas as Associações Comerciais do Porto e Lisboa a consideraram a mais antiga casa de Vinho do Porto).

Secar umas garrafas com... Pingus Vinicus

Secar umas garrafas com... Pingus VinicusQuis o acaso do destino que o primeiro convidado do "Secar umas garrafas com..." fosse o Pingus Vinicus, personagem do "xôr professor" Rui Miguel Massa, a quem já se pode chamar um jurássico do mundo dos blogs de vinhaça.
Era para ser um jantar com mais pessoas, mas uns armaram-se em cortes e aproveitámos para meter isto em prática, antes que passassem mais 3 anos desde que a ideia surgiu.

O blog dele, Pingas no Copo, é dos que mais gosto de ler. Gosto de ler pela diferença, pela paixão, por ser parcial e não se importar com isso, pelas divagações meio alucinadas que nos transportam para cenários que poderiam ser de um filme do David Lynch se ele gravasse umas cenas no Dão (no fim não temos a certeza se percebemos).

Secar umas garrafas com...

Secar umas garrafas com...Nos tempos em que ainda não sabíamos o que era a vida de pais, frequentávamos tudo o que era evento de vinho e que, diga-se de passagem, eram muito menos do que hoje em dia!
Uns dos meus preferidos eram os “Venha beber uma garrafa com...” na Wine O’Clock.

O conceito era simples: Era convidada uma pessoa ligada ao vinho e qualquer um se podia inscrever para ir “beber uma garrafa com...” ela. O anfitrião, que na altura em Lisboa era o Carlos Jorge, escolhia uma garrafa (às vezes mais) que era provada às cegas por toda a gente, incluindo o convidado.

Páginas