Uma visita à Central de Cervejas

Central de Cervejas
Antes de mais, quero começar por tranquilizar a família e amigos.

Sim, sou mesmo eu, o Nuno. Não fui raptado nem meteram um clone no meu lugar. Fui mesmo eu que fui visitar uma fábrica de cerveja e, ainda por cima, a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, S.A (daqui em diante referida como SCC), onde fazem a Sagres. Tendo eu vivido alguns anos no norte, por motivos quase religiosos já vou ser excomungado.

Para os que não me conhecem, eu não sou grande apreciador de cerveja. Bebo tão raramente que, volta e meia, as cervejas que vou comprando para poder ter em casa para as visitas passam do prazo e têm de ir fora. Por vezes abro uma ou outra excepção com cervejas artesanais (por exemplo as que o Rui Barradas Pereira faz em casa) ou... a concorrente Super Bock quando como francesinhas. 

No entanto, desafiado pelo Carlos Janeiro, achei interessante visitar uma fábrica de cerveja com um grupo de bloggers com interesse em gastronomia. Como não sou minimamente conhecedor, todo o processo de fabrico era quase desconhecido para mim e tenho sempre curiosidade de aprender alguma coisa.
Além disso, acho que as cervejeiras são uma "máquina" em toda a linha, desde a produção ao serviço nos cafés e restaurantes.

Atrasados por causa de uns cavalos no meio da A1 (não, não estou a gozar), chegámos e já estava Nuno Pinto Magalhães, Director de Comunicação e Relações Institucionais da SCC, a fazer as honras da casa. 

Passámos depois para uma sala com uma maquete da fábrica onde, entre outras curiosidades, fiquei a saber que a Central de Cervejas e a Unicer tiveram o mesmo "patrão", o Estado, que o país estava de facto dividido a meio a nível das marcas (Super Bock no Norte e Sagres no Sul, o que explica muita coisa...) e que a única maltaria (que tenho pena que não faça parte da visita) do país fica nesta fábrica. Antes da privatização/separação das empresas, o malte que Unicer usava vinha daqui.

Foi ainda nesta sala que começou a explicação mais técnica, pela Mestre Cervejeira Maria José Sousa, começando por nos falar das matérias-primas que dão origem à cerveja: cevadas, maltes, lúpulos, etc... Como pano de fundo, as imponentes caldeiras (de cobre?) onde se faz o mosto.

Passámos então pela sala de provas, onde não só se fazem provas com os técnicos, mas também com funcionários de todas as áreas da empresa. Com isto, tornam mais abrangente a prova, indo mais de encontro do consumidor comum. 

Depois fizemos a viagem pelo resto do processo da cerveja. Começando pelo tanque onde se faz a propagação das leveduras, que é principal segredo da cerveja - ao ponto da levedura estar guardada num banco em Inglaterra. Em seguida os tanques de fermentação, neste caso feito com temperaturas entre os 12º e os 14º.

Só um aparte para agora poder fingir que percebo disto: o tipo de cerveja aqui resultante é lager, sendo feita com leveduras que trabalham melhor em temperaturas baixas. Por exemplo as cervejas inglesas e belgas costumam ser Ale, fermentando a temperaturas mais altas.

Seguiu-se a parte da maturação (tipo um estágio), filtração e - toca a meter "rolhas" nos ouvidos - a monstruosa linha de engarrafamento.

A visita termina no museu onde, para além de te ter toda uma panóplia de objectos e imagens que fazem parte da história da empresa (onde não faltam os vídeos televisivos de todos os anúncios de tv das marcas da SCC, oh nostalgia).
Podem-se provar vários tipos de cereais que dão origem à cerveja, o mosto e tirar a nossa própria imperial. Abri aqui uma das minhas excepções e bebi cerveja, uma Bohemia, e devo dizer que falhei redondamente na tarefa de ir tirar à fonte, pois mais de metade era espuma.
Não vou aqui falar na peça mais emblemática do museu para não amuar certas pessoas, mas as imagens falam por si.

Anos a fio ser o meu ponto de referência quando vinha do Norte, para saber que estava quase a chegar a casa, e nunca me tinha passado pela cabeça que se podia visitar. 

Morada: Estrada da Alfarrobeira - 2625-244 Vialonga 
GPS: 38.882481,-9.054279
Tel: (+351) 808204771
Web: http://www.centralcervejas.pt/
Email: servicoclientes@centralcervejas.pt
Visitas: De Seg a Sex, entre as 9:30 e as 10:30 e as 14:00 e as 15:00