Quinta de Nápoles Magnum Party - Niepoort

Quinta de Nápoles Magnum PartyNa sequência de uma entrevista online no fórum da Nova Crítica, Dirk Niepoort decidiu organizar uma Magnum Party, dia 3 de Maio, na Quinta de Nápoles. Apenas foi feito um pedido, cada duas pessoas (ou uma) tinham de levar uma garrafa magnum de um vinho excepcional.
O número de pessoas cresceu de tal maneira, que acabou por se tornar num evento com 180 pessoas!
Pareceu-nos uma boa desculpa para ver como tinha ficado a nova adega e lá nos inscrevemos. De início o Ricardo também era para ir, mas entretanto acabou por desistir. Como bom amigo que sou, fiz o sacrifício de lhe enviar vários MMS com fotografias do evento, para ele se sentir presente.
O que não estávamos a contar era com a presença de mais de duas dezenas de produtores, espalhados pelos vários pisos da adega, a apresentar os seus vinhos! Desta forma, acabou por ser um 2 em 1. Conforme percorriamos os produtores, iamos visitando a adega nova. Os doces e os copos também marcaram a sua presença por intermédio da Santa Gula e da Riedel. Foi uma oportunidade única de provar alguns dos melhores vinhos que se fazem pelo país, bem como amostras de vinhos que ainda nem sequer foram engarrafados. Como era impossível provar tudo, acabámos por nos centrar mais nos vinhos que ainda não conheciamos.
Depois ainda veio o almoço. Um banquete ao nível de um casamento, com a vantagem de ser regado com o conteúdo das magnums levadas pelos participantes. O pessoal da Niepoort passou todo o almoço a esforçar-se para que estas se mantivessem a temperaturas correctas. Nem me lembro de ver o Dirk sentado...
Acho que não vale a pena alongarmo-nos muito mais, pois é complicado passar para texto tudo o que se passou neste dia que ficará na memória de todos os enófilos presentes.
Resta-nos agradecer ao Dirk por ter feito nascer este evento, à Gabriela Santos e Luís Seabra por mais uma vez nos terem recebido tão bem, a todos os restantes elementos da equipa Niepoort que tornaram este evento possível, a todos os produtores presentes, à Nova Crítica e, claro, a todos os participantes.