Quinta das Bágeiras Reserva 2007

Quinta das Bágeiras Reserva 2007Nome: Quinta das Bágeiras Reserva
Tipo: Tinto
Colheita: 2007
Região: Bairrada
Castas: Baga, Touriga Nacional
Graduação: 14%
Produtor: Mário Sérgio Alves Nuno
Preço: 5 - 10€

Apesar da maior parte dos produtores bairradinos ter encontrado na Baga a fonte de todos os males da região, substituindo-a pelas castas "da moda", felizmente ainda há alguns (poucos) teimosos que resistiram e continuam a mostrar que a culpa não era da Baga mas sim de quem não sabe trabalhar com ela. Um desses teimosos foi o Mário Sérgio Alves Nuno, da Quinta das Bágeiras, produtor deste vinho sobre o qual escrevo.
Passando ao que interessa, este Reserva para além da Baga, leva ainda 40% de Touriga Nacional.
Apresenta uma cor rubi, com boa intensidade mas sem ser opaco.
Aroma com boa intensidade, onde predominam os frutos silvestes (mais para os vermelhos do que para os pretos) e um toque floral dado pela Touriga, com os vegetais típicos da Baga a ficarem para segundo plano.
Na boca é um vinho maduro, com corpo (mas sem deixar de ser elegante) e vigor. A excelente acidez torna-o um grande companheiro à mesa. Apesar de mais de metade do lote ser Baga, é bastante polido. Quer dizer, eu até posso ser suspeito para falar (sou apreciador da casta e do produtor) mas quer-me parecer que só uma boca um bocado mariconça é que se afugenta com este vinho.
Mas, nesse caso, ainda pode fazer uma coisa: Esquecê-lo uma meia dúzia de anos na garrafeira. Poucos serão os vinhos portugueses abaixo de 10€ (e até mais) que estarão vivos nessa altura, mas este certamente estará tão bom ou melhor que agora.

Nuno: 16.5